O dia de Hoje na História

Dia do Padre e dia Nacional da Campanha Educativa contra o Câncer

04 AGO 2022Por JotaFM00h27

O Dia do padre, 4 de agosto, presta homenagem ao padres, recordando o dia em São João Maria Vianney foi proclamado padroeiro dos padres pelo Papa Pio XI em 1929.

Oriundo de uma família pobre e humilde, João Maria Batista Vianney nasceu em 8 de maio de 1786, na França. Desde jovem sentia a vocação para a vida religiosa, mas somente conseguiu começar os seus estudos preparatórios para se formar sacerdote aos 18 anos.

João Vianney é descrito como um homem do campo com educação rude, que enfrentou dificuldades em acompanhar os seus colegas de seminário devido a sua escassa inteligência. Neste momento o jovem se mostrou um exemplo de obediência, caridade e perseverança.

Outros fatos que marcaram a data de 04 de agosto:

4/8/1578 Os mouros vencem o exército português na Batalha de Alcácer-Quibir, no Norte de África. Na batalha morre D. Sebastião, o Desejado, rei de Portugal.

4/8/1693 Acredita-se que um monge de nome Dom Perignon tenha inventado a champanha na Abadia Beneditina de Hautvilliers, na região de Champanhe, no norte da França.

4/8/1735 Nos Estados Unidos, a liberdade da imprensa torna-se uma realidade quando John Peter Zenger, editor do New York Weekly Journal , é absolvido da acusação de calúnia que lhe é movida pelo Gov. William Crosby. O governador tentara censurar os ataques de Zenger à Coroa Britânica.

4/8/1809 O príncipe Metternich, que dominaria a política européia durante a maior parte das quatro décadas seguintes, torna-se primeiro ministro do Império Hapsburg austríaco.

4/8/1907 Governo francês bombardeia Casablanca.

4/8/1914 Exército alemão invade a Bélgica.

4/8/1914 A Grã-Bretanha entra na Primeira Guerra Mundial declarando guerra contra a Alemanha, após a Alemanha ter se recusado a honrar a neutralidade da Bélgica. A Alemanha invade a Bélgica, a Grã-Bretanha da um prazo para sua retirada e quando termina o ultimato, à meia-noite, a Grã-Bretanha declara guerra à Alemanha.

4/8/1919 Inaugurado em Paris o Museu Rodin, de esculturas.

4/8/1944 Em Amsterdã, após uma denúncia anônima, a polícia nazista arromba o anexo secreto onde vivia a família Frank e prende Anne e toda sua família. Todos são enviados para campos de concentração.

4/8/1966 John Lennon declara que os Beatles são mais populares que Jesus Cristo.

4/8/1994 A Iugoslávia dominada por sérvios retira seu apoio aos sérvios da Bósnia, fechando a fronteira entre a Iugoslávia e Bósnia.

4/8/1997 A pessoa mais velha do mundo, Jeanne Calment, morre aos 122 anos e 164 dias em Arles, na França.

Deixe seu Comentário

Leia Também