Parques públicos de Dourados seguem fechados há quase 1 ano

Matagal toma conta desses espaços públicos e causam revolta em moradores nas proximidades

16 MAR 2021Por Dourados Agora09h09

Apesar de ser considerado atividade essencial pelo Estado de Mato Grosso do Sul, os parques públicos estão fechados há quase um ano em Dourados, por causa da pandemia de Covid-19. Outro agravante, é a sujeira e o mato nesses locais.

Em novembro de 2020, um decreto municipal chegou a ser publicado liberando esses espaços para a população, porém, a então prefeita Délia Razuk voltou atrás, e revogou a medida. À época, argumentou a classificação de bandeira vermelha, por meio do Programa de Segurança e Saúde da Economia (Prosseguir).

No dia 25 de fevereiro de 2021, outro decreto publicado e assinado pelo atual chefe do Executivo, Alan Guedes (PP), foi liberado o funcionamento de bares e eventos, desde que respeitados os protocolos de biossegurança contra o Novo Coronavírus.

Decreto estadual que entra em vigor no domingo (14), publicado no Diário Oficial do Estado no dia 10 de março, prevê que os parques sejam liberados. No entanto, Dourados não deve acatar a medida.

Sem sentido

Recentemente o médico Jorge Luiz Baldasso, disse ao O PROGRESSO que não faz sentido nenhum a prefeitura permanecer com os parques fechados, já que as pessoas andam quase que normalmente pela cidade, apesar da pandemia. As academias, bares, restaurantes, Shopping Center, lojas, e outros locais estão abertos, e que são considerados mais propensos a transmitir o vírus do Covid-19. Para ele a possibilidade de se contrair uma contaminação do coronavírus nos parques, ao ar livre, é bastante reduzida, quase nula. Para o médico, desde que as pessoas mantenham um distanciamento social nas atividades físicas, o risco de contrair a doença durante a prática de atividades ao ar livre é muito baixo.

"Desde que não tenha aglomerações, respeitando o distanciamento social, os parques não aumentam as chances de infecção pelo coronavírus, já que as evidências epidemiológicas apontam que a transmissão se dá por meio de um contato mais próximo, mais propensos em ambientes fechados", disse.

Saiba mais | Outro lado

O PROGRESSO entrou em contato com a Prefeitura de Dourados, questionando sobre o fechamento dos parques e por meio da assessoria de imprensa, foi informado que até havia intenção de reabertura, no entanto, devido ao aumento de casos de Covid-19 na cidade e o novo decreto do governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o município reavalia a situação. "Até havia intenção de reabrir os parques, mas diante do aumento de casos do Coronavírus na cidade, e também ao decreto estadual, estamos estudando essa possibilidade. Nossa prioridade, por enquanto, é preservar vidas", afirmou a assessoria.

Deixe seu Comentário

Leia Também