Pedalada mais segura e confortável é tema do podcast da ALEMS

Os convidados conversaram sobre políticas públicas do ciclismo

05 AGO 2022Por Aline Kraemer03h46

A equipe do podcast Falando da Casa recebeu, no estúdio da Rádio ALEMS, integrantes e voluntários do grupo Bici nos Planos Campo Grande, Luza Basso e Tiago Eloi, para conversar sobre ciclismo e ciclomobilidade. Durante o bate-papo, conduzido pelos jornalistas Aline Kraemer e Paulo Radamés, foi destacado o reconhecimento da bicicleta como parte integrante do trânsito, analisado discussões sobre a temática que envolve a bicicleta e a mobilidade urbana, e também debatido sobre o plano cicloviário para Mato Grosso do Sul.

Pela perspectiva de Luza e Tiago, que utilizam a bicicleta frequentemente, o motorista precisa estar muito atento para os usuários de bike no trânsito. “Importante destacar a inserção da bicicleta como meio de transporte, inclusive este é o trabalho que o cicloativismo defende. Muitas pessoas utilizam a bicicleta como deslocamento diário para ir ao trabalho. É preciso educação no trânsito, mais amigável e pacífico, para assim estimular a ciclomobilidade”, pontua Luza Basso, que considera o trânsito de Campo Grande violento. “Inclusive o surgimento da bicicleta é como meio de transporte. Com o tempo que foi perdendo essa identidade”, complementa Tiago Eloi. 

Você sabe qual a diferença entre ciclovia e ciclofaixa? “Ciclovias são pistas destinadas unicamente às bicicletas, separada fisicamente do trânsito. Já a ciclofaixa apresenta um pedaço de faixa, separado pela sinalização específica, destinada à circulação exclusiva de ciclos”, explica Tiago. 

Articulação ALEMS

Sancionada em 2021, a Lei 5.683, instituiu o Dia de Conscientização e Proteção ao Ciclista em Mato Grosso do Sul.  A data escolhida, 10 de março, é em homenagem à estudante Emanuelle Aleixo Gorski, que faleceu após um acidente na mesma data, em Campo Grande, enquanto andava de bicicleta.

E pensando nas pedaladas mais confortáveis e seguras para o tráfego, em março deste ano foi apresentado um Projeto de Decreto Legislativo que cria o Plano Cicloviário do Estado de Mato Grosso do Sul. A proposta trata sobre a implementação da infraestrutura para o trânsito de bicicletas, ciclos e similares nas rodovias estaduais de Mato Grosso do Sul. 

Podcast

O podcast Falando da Casa é um produto da Comunicação Institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), idealizado por jornalistas da Casa de Leis. A primeira edição foi ao ar em maio do ano passado. A equipe do podcast convida a todos, os usuários da bicicleta como esporte, lazer ou meio de transporte, para ouvir esta nova edição, clicando aqui.

Deixe seu Comentário

Leia Também