Pescadores e assentados querem informações sobre pagamento do benefício

No caso das categorias de trabalhadores ainda não contempladas pelo benefício, os pescadores artesanais, aquicultores, catadores de caranguejo e marisqueiros estão à espera da aprovação de um projeto

11 ABR 2020Por Jornal Ronda do MS / Edson Moraes07h39

Aflitas com a propagação do coronavírus, milhares de pessoas ainda não se consideram suficientemente esclarecidas sobre quem tem direito receber o auxílio de emergência, de R$ 600,00, que o governo federal começou a liberar na última quarta-feira. Em Ivinhema, por exemplo, pescadores que recebem seguro-desemprego estão sem saber se foram incluídos entre os beneficiários.

 Já em Sidrolândia, dúvida semelhante sobre esse direito foi levantada por uma moradora do Assentamento Alambari Fetagri. Em contato com a Rádio Jota FM, ela disse que tem um filho com necessidades especiais e quer saber se, por causa disso, está automaticamente contemplado com o auxílio, além de indagar se os assentados também podem procurar o benefício.

No caso das categorias de trabalhadores ainda não contempladas pelo benefício, os pescadores artesanais, aquicultores, catadores de caranguejo e marisqueiros estão à espera da aprovação de um projeto a ser votado pela Câmara dos Deputados no início da próxima semana, provavelmente segunda-feira, 13. Essas categorias estão incluídas no projeto que estende o auxílio de emergência a mais de 30 categorias que ficaram fora da primeira etapa de repasses.

 A Câmara Federal aprovou na quinta-feira, 9, um requerimento de urgência para análise do projeto que estende o auxílio emergencial de R$ 600, mas a análise do mérito da proposta foi adiada para a próxima semana. Após a aprovação da urgência, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sinalizou que a votação deve ocorrer entre segunda e terça-feira da semana que vem.

                CENTRAL TELEFÔNICA - A Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pelos repasses, pôs à disposição a central telefônica 111, com ligação gratuita, e ainda o site e o aplicativo, para tirar as dúvidas da população. O banco recomenda ainda que os trabalhadores evitem o máximo possível entrar em aglomerações diante das agências e caixas 24 horas. A consulta dos saldos pode ser feita via Internet pelo celular e os saques nos caixas eletrônicos e nas lotéricas.  

                O benefício está sendo pago agora aos trabalhadores informais, desempregados, contribuintes individuais do INSS e MEIs (microempreendedores). Todos devem estar enquadrados em uma destas seguintes condições: ser titular de pessoa jurídica (Micro Empreendedor Individual ou MEI); estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal até o último dia 20 de março; cumprir o requisito de renda média (renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e de até três salários mínimos por família) até 20 de março de 2020; ser contribuinte individual ou facultativo do Regime Geral de Previdência Social.

Os beneficiários do Bolsa Família e os trabalhadores não inscritos no Cadastro Único e que se enquadrem nas regras do auxílio emergencial já recebem o benefício automaticamente. Assim, precisa se cadastrar apenas quem não estiver nesses cadastros e se for autônomo, desempregado, MEI ou contribuinte individual do INSS. O cadastro deve ser feito pelo site ou pelo aplicativo disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.

Veja passo a passo para pedir o auxílio

•             Clique aqui para fazer a inscrição pelo site: https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio

•             Clique aqui para baixar o aplicativo para celulares Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.auxilio

•             Clique aqui para baixar o aplicativo para iOS (celulares Apple): https://apps.apple.com/br/app/caixa-aux%C3%ADlio-emergencial/id1506494331

Deixe seu Comentário

Leia Também