Rede Estadual de Ensino retorna com aulas 100% presenciais a partir de segunda-feira

De acordo com levantamento do governo, 63% dos adolescentes (12 a 18 anos) já foram vacinados com a D1; retorno coincide com início do 4º bimestre letivo

29 SET 2021Por Correio do Estado10h46

As Escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE) devem retornar aulas presenciais com 100% da capacidade na segunda-feira (4).

“A vacina teve um papel fundamental para que isso fosse possível, agora poderem retornar as aulas na segunda-feira, que coincide com o início das aulas do 4° bimestre com 100% dos alunos”, disse o secretário-adjunto de educação Édio Resende.

Desde o dia 2 de agosto os alunos da rede estadual retornaram às aulas presenciais de maneira escalonada, de acordo com as bandeiras do mapa do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir) determinadas para cada município do Estado.

Em relação a biossegurança, o secretário ressaltou que os números são favoráveis à volta, e que todas as medidas já estipuladas no protocolo de cada município serão seguidas.

"Temos em média de 27 a 28 alunos por sala de aula, não vamos ter problemas de distanciamento. Todos nossos alunos já receberam kits com três máscaras, receberam álcool em gel, temos todos os equipamentos de biosseguranças presentes nas escolas".

Segundo o levantamento feito pelo Governo Estadual, até esta terça-feira (29) 63% dos adolescentes (12 a 18 anos) haviam sido vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-10 (D1).

Atualmente, Mato Grosso do Sul tem 205 mil alunos na REE e mais 25 mil trabalhadores da educação.

Como o retorno já será na próxima semana, os gestores das unidades escolares não exigirão a presença imediata dos alunos e a orientação para os profissionais é não aplicarem faltas a princípio.

Por fim, o secretário acredita que com a volta, será possível ajudar a Secretaria de Estado de Saúde localizar os adolescentes não vacinados e realizar a imunização.

Ao todo, desde o dia 17 de março de 2020, foram 503 dias com aulas remotas ou híbridas.

“As perdas são muito grandes, talvez irão demorar 10 anos para recuperar a perda desses 500 dias, mas temos um plano de recuperação paralelo para que eles estejam no mesmo nível que deveriam estar”, afirmou o secretário.

Edio Resende afirmou que serão aplicadas aulas de reforço para os alunos que apresentarem dificuldades nos conteúdos aplicados no último ano, quando as aulas foram suspensas.

"Nós temos a equipe pedagógica dentro das escolas que montaram todo um plano de recuperação, então nossos alunos terão esse plano e nossos gestores estão sendo informados. Vamos trabalhar com todos os alunos que necessitarem", afirmou.

Vacinação nas escolas

A Secretaria Estadual de Educação não descarta a possibilidade de aplicação de vacinas dentro das escolas, desde que seja uma resolução implementada pela Secretaria Estadual de Saúde.

"Se acharam que é viável montarem um posto em cada escola, tudo bem", disse Edio.

"Eu não vejo tanta necessidade porque cada município tem uma logística super montada, tendo em vista que o Estado é o que mais vacina. Às vezes também pode ter uma parceria da escola levar os alunos até esse ponto de vacinação, estamos analisando de ponta a ponta", completou.

Deixe seu Comentário

Leia Também