Saúde identifica ao menos 10 variantes do coronavírus em circulação no Estado

As variantes foram detectadas em amostras colhidas de pacientes com Covid-19 em pelo menos 37 municípios de Mato Grosso do Sul

18 ABR 2021Por Dourados News14h25

Boletim epidemiológico da SES/MS (Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul) revelou a circulação no Estado de pelo menos 10 variantes com origem em países da Europa, América do Sul, América do Norte e África.

As variantes foram detectadas em amostras colhidas de pacientes com Covid-19 em pelo menos 37 municípios de Mato Grosso do Sul.

Essas amostras são enviadas para controle e exame de sequenciamento de genoma, que é o utilizado para identificar novos tipos e mutações do vírus. O controle e encaminhamentos é feito pelo Lacen/MS (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul).

A variante P1 (de Manaus), que é considerada com maior potencial de transmissibilidade e letalidade, foi detectada em pelo menos sete municípios: Campo Grande, Bodoquena, Corumbá, Deodápolis, Eldorado, Itaporã e Itaquiraí. 

A P2 (do Rio de Janeiro), com maior potencial de transmissibilidade, foi identificada em 23 amostras em pacientes de: Campo Grande, Corumbá, Dourados, Eldorado, Iguatemi, Miranda, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina e Ponta Porã. 

A tipagem ‘B.1.1.28, de origem brasileira e que deu origem a P1, foi detectada em: Amambai, Aquidauana, Bandeirantes, Bonito, Campo Grande, Chapadão do Sul, Douradina, Dourados, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Jardim, Maracaju, Miranda, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Sonora, Tacuru e Três Lagoas.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também