Campo Grande (MS) – A valorização do profissional de educação e o aumento da oferta do Ensino Médio em Tempo Integral foram duas importantes metas que a Secretaria de Estado de Educação estabeleceu, e desenvolveu com afinco neste 2019.
Diversos encontros, palestras e seminários, que levaram orientações e trocas de experiências entre os profissionais, foram realizados em todo o MS. A formação direcionada para o trabalho com as competências socioemocionais foi um dos destaques. Realizado em parceria com o Instituto Ayrton Senna, o processo envolveu mais de 300 professores e gestores escolares, e as propostas ainda foram levadas para as escolas, a fim de impactar os estudantes da Rede.
O foco das ações de formação dos professores também foi direcionado para a detecção e gerenciamento de situações de vulnerabilidade no ambiente escolar, com orientações sobre o comportamento autolesivo e casos de depressão dos estudantes.
Já o aumento no número de escolas que trabalharão com a modalidade Ensino Médio em Tempo Integral é o maior desde o início da atual gestão Reinaldo Azambuja, com 14 escolas implementadas em dez municípios do Estado. Neste mês de novembro, o governador anunciou ainda que 41 novas escolas trabalharão com a oferta do Ensino Médio em Tempo Integral.
Com isso, a oferta do método estará presente em 22 municípios do Estado. Na capital, que já possuía o maior quantitativo, o total de escolas será ainda maior, com 15 unidades escolares em todas as regiões da cidade.
Destaque também para o Ensino Fundamental em Tempo Integral (EFTI) com turmas em 29 escolas neste ano de 2019, e mais de 4.6 mil estudantes matriculados. De olho na expansão da oferta para 2020, a meta é levar turmas de Ensino Fundamental em Tempo Integral para outras seis escolas da REE.
Katiuscia Fernandes – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)