Vacinados contra Covid-19 deve aguardar 48 horas para ingerir bebida alcoólica

De acordo com Julio Croda, bebida não altera a vacina, mas confunde os efeitos combinados

07 JUL 2021Por Redação14h30

É recomendado que pessoas que tomem a vacina contra Covid-19 esperem 48 horas para consumir bebidas alcoólicas, diz o infectologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Júlio Croda.

O infectologista afirma ao Correio do Estado que os efeitos colaterais do álcool podem confundir com os efeitos da vacina. Croda ressalta que o álcool não altera a eficácia da vacina, resposta imune ou proteção.

“A recomendação é mais por causa dos efeitos colaterais. Se a pessoa apresentar a dor de cabeça, é efeito da vacina ou do álcool?”, Indaga.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) afirma a reportagem que profissionais da área de saúde atuantes em polos de imunização orientam que vacinados suspendam o consumo de bebidas alcoólicas por dois dias.

“É uma recomendação que eles fazem mais no sentido de se resguardar, no sentido de precaução. Recomendações informais, cuidados comuns”, disse a assessoria de imprensa da Sesau.

Além disso, a Sesau ressalta que não há protocolo que exija que o cidadão suspenda o álcool após ser vacinado contra Covid-19. O enfermeiro e doutor em Infectologia, Everton Lemos, também recomenda a suspensão temporária do álcool após imunização contra Covid-19.

“[É] importante não realizar mesmo, consumo de bebida alcoólica e não praticar atividade física”, afirma. As bulas das vacinas Coronavac-Sinovac-Butantan, AstraZeneca-Oxford-Fiocruz, Janssen e Pfizer-BioNTech não mencionam o álcool como contraindicação.

Reações adversas

As vacinas contra Covid-19 aplicadas em Mato Grosso do Sul são Coronavac-Sinovac-Butantan, AstraZeneca-Oxford-Fiocruz, Fizer-BioNTech e Janssen. Todas elas efeitos ativados após aplicar.

De acordo com a bula da Pfizer, como reações adversas muito comuns da vacina são dor e inchaço no local da injeção, cansaço, dor de cabeça, diarreia, dor muscular, dor nas articulações, calafrios e febre.

De acordo com a bula da AstraZeneca, as reações adversas muito comuns da vacina são sensibilidade, dor, sensação de calor, coceira ou hematoma, indisposição, cansaço, calafrio, febre, dor de cabeça, enjoo e dor muscular ou nas articulações. Segundo bula da Coronavac, como reações adversas muito comuns da vacina são dor no local da aplicação, dor de cabeça e cansaço.

De acordo com bula da Janssen, como reações adversas muito comuns da vacina são dor no local da injeção, dor de cabeça, fadiga, dor muscular, náusea e febre.  Reações à vacina AstraZeneca são as mais comuns do que outras marcas de vacina.

O secretário municipal de Saúde de Campo Grande, José Mauro Filho, diz que efeitos associados de qualquer vacina são normais.

"Qualquer vacina normal com a reação vacinal, seja uma febre, calafrios, dor de cabeça, isso aí é o efeito da vacina", disse.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) afirma a reportagem que não existe relatos de efeitos graves à vacina contra Covid-19 em Mato Grosso do Sul.

 

 

Reprodução: Fátima News

Deixe seu Comentário

Leia Também