Véspera de Natal

A véspera de Natal é no dia 24 de dezembro, data que antecede uma das festas mais celebradas do calendário cristão, o Natal.

24 DEZ 2021Por Postado por Nelson Feitosa 18h35

A véspera de Natal não é feriado no Brasil, mas sim ponto facultativo após às 14h, No dia 24, as famílias se reúnem para a Ceia, confraternização que tem origem na Europa. A Bíblia não diz em qual data Jesus nasceu, mas afirma que foi durante a noite. Por isso, a madrugada de 24 para 25 de dezembro é conhecida como “noite feliz”, e carrega enorme importância para a maioria dos países cristãos.

 

A ceia tornou-se um símbolo dessa grande festa. Ela representa o banquete eterno e tem origem no fato de as pessoas receberem os peregrinos com comes e bebes nas suas casas na noite de Natal.

No Brasil, tradicionalmente a mesa é composta pelo bacalhau, peru, vinho, frutos secos e panetone.

Nesse dia, todos esperam a chegada da meia-noite, quando é Natal. Então, se comemora o nascimento do Menino Jesus. Assim, ocorre a troca de presentes entre os participantes da festa.

Para os católicos, as tradicionais missas do galo são marcadas justamente para essa hora. Segundo a tradição, um galo teria cantado à meia-noite, anunciando o momento em que Jesus nasceria.

Deixe seu Comentário

Leia Também