A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (2), em Naviraí e outras cidades de Mato Grosso do Sul, a operação “Adsumus”, voltada ao combate de uma organização criminosa suspeita de envolvimento com tráfico de drogas e roubos de veículos na região.
Oito mandados de prisão foram cumpridos – três em Naviraí, quatro em Campo Grande e um em Água Clara – além de oito mandados de busca e apreensão.
Um dos alvos, de 36 anos, foi preso em flagrante por tráfico de drogas e posse irregular de munição. Com ele, os agentes encontraram porções de crack, munições calibre .22, duas balanças de precisão e dinheiro em notas trocadas.
Em outras residências, também foram localizadas substâncias entorpecentes, mas os responsáveis ainda não foram encontrados.
As investigações tiveram como ponto de partida um roubo ocorrido em 28 de maio, quando uma vítima foi sequestrada e mantida em cárcere privado durante a madrugada.
O crime resultou no roubo de um veículo Fiat Toro, celulares e transferências via PIX que somaram mais de R$ 22 mil. Três suspeitos haviam sido presos na ocasião, e o trabalho policial identificou outros seis envolvidos.
Segundo a Polícia Civil, os alvos são integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) e estariam ligados a outros crimes na região de Naviraí.
A operação mobilizou dezenas de agentes e contou com apoio de equipes das cidades de Itaquiraí, Eldorado, Mundo Novo, Água Clara, Três Lagoas e da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron).
O nome da operação, “Adsumus”, significa “estamos presentes” em latim e faz referência à atuação firme do Estado no combate à criminalidade organizada. As investigações continuam para localizar outros suspeitos e apurar a participação de novos envolvidos.