A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (11) a Operação Código 451, que visa desarticular uma organização criminosa responsável pela falsificação e comercialização de diplomas de ensino superior em todo o país. A ação também está sendo realizada em Mato Grosso do Sul, com cumprimento de mandados nos municípios de Campo Grande e Cassilândia.
Ao todo, estão sendo cumpridos 25 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em outros 11 estados. Os alvos incluem a residência do principal suspeito de liderar o esquema e de diversos beneficiários da fraude, que estariam usando os diplomas falsificados para obter registros em conselhos profissionais e exercer ilegalmente profissões regulamentadas.
As investigações começaram após a apresentação de um diploma falso para registro profissional. A partir do documento, a PF identificou um site fraudulento, hospedado em uma plataforma pública, criado para simular um ambiente oficial de consulta de diplomas universitários. No ambiente virtual, foram encontrados diversos certificados falsificados, muitos deles vinculados a cursos como Direito, Psicologia, Engenharias, Biomedicina, Fisioterapia, Administração e Educação Física.
Até o momento, pelo menos 33 diplomas fraudulentos foram rastreados. Parte dos documentos já teria sido usada por beneficiários que atuavam profissionalmente, inclusive com registros ativos em conselhos de classe. A Polícia Federal apura ainda a ocorrência de lavagem de dinheiro e associação criminosa no funcionamento do esquema, que operava com divisão clara de tarefas.
Os investigados podem responder por crimes como falsificação de documento público, uso de documento falso, estelionato, exercício ilegal de profissão e receptação. Os conselhos profissionais já estão sendo comunicados para adoção de medidas administrativas e eventual cancelamento de registros obtidos de forma fraudulenta.