Nesta quinta-feira (13), no anfiteatro do Hospital Cassems Campo Grande, a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) lança a campanha de prevenção “Gravidez não é Brincadeira”, de conscientização da gravidez na adolescência. Para o lançamento, às 15h, será realizada uma coletiva de imprensa para profissionais da comunicação. Mais tarde, às 17h, o plano de saúde propõe uma mesa de debates, aberta à comunidade, com especialistas da saúde, para dialogar sobre a gestação precoce.
A campanha é uma parceria da Cassems com a Sociedade Sul-Mato-Grossense de Ginecologia e Obstetrícia (Sogomat-SUL) e Associação Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência (Sogia-BR). Em alusão à Semana Mundial de Prevenção à Gravidez na Adolescência, a Cassems reitera a importância do diálogo entre os pais e conhecimento sobre os métodos anticoncepcionais, para evitar a gestação não planejada.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a adolescência é um período que compreende as idades de 10 a 19 anos. Nessa etapa da vida, o corpo e mente do indivíduo passa por uma série de transições, que marcam o fim da infância e um preparo para a vida adulta. As transformações são hormonais, psicológicas, anatômicas e, por este motivo, é fundamental que o jovem seja acolhido por uma rede de apoio composta por familiares e profissionais de saúde.
A diretora de Assistência à Saúde da Cassems, médica ginecologista e obstetra, Maria Auxiliadora Budib, salienta a importância de uma linha de cuidado para adolescentes e explica que, desde o ano passado, a equipe técnica de prevenção iniciou um trabalho de rodas de conversa com jovens na capital.
“São 24 mil adolescentes na Operadora, a maioria concentrados em Campo Grande. Durante a infância, são acompanhados na Pediatria. No entanto, no período da adolescência, há um afastamento dos cuidados com a saúde. Algumas jovens ainda vão ao ginecologista, em decorrência da menstruação, mas os meninos só voltam à ir ao médico na vida adulta, geralmente, na Urologia. Precisamos cuidar dos nossos adolescentes”.
No Brasil, o fenômeno da gravidez na adolescência apresentou uma queda nas últimas décadas. Hoje, segundo pesquisa de 2018 da OMS, a taxa de adolescentes grávidas é de 62 para cada grupo de mil jovens, com idades entre 15 e 19 anos, dado ainda considerado alto, visto que a média mundial é de 44 a cada mil.
Participe do lançamento da campanha “Gravidez não é Brincadeira”:
Local: Auditório do Hospital Cassems Campo Grande
Data: 13 de fevereiro, quinta-feira
Programação
15h – Coletiva de Imprensa
17h – Mesa de Debates
Inscrição para participar: https://is.gd/e4PBQG.
Saiba Mais
- SES inicia campanha contra Sarampo e meta é vacinar cerca de 50 mil crianças e jovens
- Baixas no ninho tucano pode complicar campanha para as eleições do PSDB
- Campanhas institucionais promovem reflexões e ações de prevenção
- Campanha do Ministério da Saúde incentiva testagem para HIV
- “Corrente de solidariedade”, destaca Governador em último Dia D da Campanha Divida a Brincadeira
- Servidores da SAD arrecadam 3.489 brinquedos para Campanha de Natal do Governo
- PGE entrega brinquedos doados para a campanha Divida a Brincadeira
- Momento de estreitar laços, define primeira-dama em mobilização da Campanha de Natal
- Primeira dama promove dia D para encerrar Campanha de Natal dos Servidores
- Casa de Leis entrega brinquedos arrecadados na Campanha Compartilhe o Natal
- Governador lança campanha pela paz e destaca importância do “despertar contra violência”
- Governo lança campanha “MS Unido, Paz nas Famílias” e conta com a parceria de lideranças religiosas
- Campanha “MS Unido, Paz nas Famílias” será lançada nesta quarta-feira
- <b>Ordem do Dia: </b> Vai à sanção projeto que inclui militares em campanhas de vacinação
- Iniciou a segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo
- Campanha para doação de brinquedos já começou no Governo do Estado
- ESTÁ CHEGANDO A 2ª FASE DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO
- Saúde lança campanha para prevenir a obesidade infantil
- Hemosul realiza Campanha de Doação de Sangue e Medula Óssea na Câmara Municipal
- Assistência Social prepara campanha contra abuso sexual em escolas de Aparecida do Taboado.
- ALEMS recebe presentes para Campanha Compartilhe o Natal
- Hemosul e Câmara realizam campanha de doação de sangue e medula óssea

Obras Papy cobra modernização do tapa-buracos em Campo Grande
ENTREVISTA Cooperativismo amplia renda no interior de MS, segundo Celso Régis
Nova Alvorada do Sul Polícia identifica seis adolescentes suspeitos de furtar duas motocicletas
ENTREVISTA Riedel projeta novo mandato e responde a demandas do interior