Desde o início da pandemia, o deputado estadual Capitão Contar alerta para os efeitos negativos para a economia, por conta das medidas de prevenção. Ele chegou a se reunir com o setor e falar com especialistas sobre a situação adversa. Nesta terça-feira (30), apresentou mais uma proposta para incentivar estes empreendedores e seus funcionários.
Dentre as propostas enviadas ao Governo do Estado e a Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul) estão: suspensão da cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) devido por contribuintes, que tenham sido obrigados a suspender suas atividades a partir do mês de março de 2020; prorrogação por 90 dias, das parcelas do IPVA (Imposto de Propriedade de Veículos Automotores) referentes aos veículos registrados em nome de pessoa jurídica; criação de linhas de crédito, pelo Governo Estadual, com juros de até 3% ao ano, para pagamento com prazo entre 18 a 60 meses, com o intuito de recuperação de capital e manutenção de funcionários das micro e pequenas empresas; e estudo de medidas visando que as empresas que possuírem benefícios fiscais concedidos pelo Estado ficam proibidas de realizarem demissões, salvo por motivo justificado.
De acordo com o Boletim do Mapa de Empresas, no 1º quadrimestre de 2020, foram 4.423 empresas fechadas em Mato Grosso do Sul. O Estado ocupa a segunda posição nacional sobre as atividades encerradas. A pesquisa divulgada pelo Governo do Brasil mostra também que o centro-oeste está em primeiro lugar no fechamento de empresa, sendo um total de 32.297.
“Sabemos que a união de todos é fundamental e se adotarmos tais medidas com celeridade, além de evitarmos dificuldades intransponíveis, ainda representarão a chave para enfrentarmos tudo isso com a esperança de que venceremos com rapidez a batalha, que ainda está por vir”, finaliza Capitão Contar.
Saiba Mais
- 48 horas para Capitão Contar provar acusações contra Azambuja
- Contar solicita divulgação sobre locais de vacinas a idosos não se aglomerarem na Capital
- Capitão Contar teme uso político do estado de calamidade em Campo Grande
- Capitão Contar constata falta de produtos de higiene em postos de saúde
- AL aprova projeto do Capitão Contar que combate trotes em chamadas de emergência
- Morte por dengue aumenta 204% em MS e Contar pede providência para combater alto índice
- Contar condena erotização infantil e diz que projeto está sendo desvirtuado
- Prevista em Projeto de Contar, Governo revoga medida de certidão negativa
- Projeto de Contar prevê linha de crédito barata para empresas de MS recuperar fôlego
- Contar busca esclarecimentos junto ao Inmetro para provar que USP está apta para perícias
- PL de Capitão Contar propõe mais transparência nos contratos emergenciais do Governo de MS
- Microempresários buscam apoio de Contar para reduzir carga sobre o setor
- Em busca de transparência, Contar solicita informações ao Governo sobre gastos com a Covid
- Capitão Contar propõe isenção do ICMS durante pandemia da COVID-19
- Aprovado projeto de Contar que cria aplicativo para mulher denunciar agressor
- Capitão Contar quer que Aneel suspenda reajuste de energia em 2020
- Contar pede à Infraero para suspender cobrança de aluguel de lojas no aeroporto da Capital
- Em votação para decretar Calamidade Pública, Contar vai à ALMS e reafirma compromisso
- Capitão Contar apresenta projeto para recuperar empresas e manter empregos em MS
- Bataguassu passa a contar com Unidade Regional de Perícia e Posto de Identificação
- Sem máscaras e álcool gel no Regional, Contar cobra estrutura para profissionais de saúde
- Contar cobra prefeitura por falta de produtos de higiene em unidades de saúde

Geral Direitos políticos das mulheres: uma conquista histórica e o desafio da representatividade
HOMENAGENS Dia de Finados movimenta cemitérios e comércio de flores
AFOGAMENTO Corpo de mulher é encontrado em caminhonete submersa no Rio Ivinhema
FINADOS Cemitérios de Campo Grande têm programação especial hoje