Prefeitos, prefeitas e representantes de Mato Grosso do Sul participaram, na noite de terça-feira (21), do tradicional jantar-reunião da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O encontro teve como objetivo articular o apoio da bancada federal às pautas prioritárias dos municípios, com destaque para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, conhecida como PEC da Sustentabilidade Fiscal.
A comitiva de Mato Grosso do Sul contou com a presença do governador Eduardo Riedel, dos senadores Tereza Cristina e Nelsinho Trad, além de deputados federais do estado. Também participaram o presidente da Assomasul, Thalles Tomazelli, e dezenas de prefeitos e prefeitas.
Durante o encontro, os gestores reforçaram que a aprovação da PEC é fundamental para aliviar a pressão sobre os cofres municipais. A proposta amplia de 60 para 300 meses o prazo para o parcelamento das dívidas previdenciárias dos municípios com os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).
Segundo os cálculos das entidades municipalistas, a medida pode reduzir cerca de R$ 700 bilhões da carga financeira que pesa sobre os municípios.
“Contamos com o apoio da nossa bancada federal para aprovar a PEC 66. Os municípios não aguentam mais carregar sozinhos esse peso. Precisamos desafogar as contas públicas e garantir mais condições de investimento nas nossas cidades”, afirmou o presidente da Assomasul, Thalles Tomazelli.
“A PEC é uma medida urgente para dar fôlego às prefeituras e fazer justiça fiscal com quem está na ponta, atendendo diretamente a população”, finalizou Tomazelli.
A articulação continua durante os demais dias da Marcha, que reúne milhares de gestores de todo o país na busca por mais autonomia e equilíbrio financeiro para os municípios.
NATUREZA Rio transborda e alaga a região da 5ª Linha
ENTREVISTA Riedel reforça apoio a Flávio e defende mudança na condução econômica do país
MARQUE NA AGENDA Gianni Nogueira participa do Ronda do MS após eleição para deputada estadual
ENTREVISTA Coronel David participa do Ronda do MS nesta sexta