Na noite desta segunda-feira (14), a sessão da Câmara Municipal de Glória de Dourados contou com a presença de representantes do Creas, CMDCA, Conselho Tutelar e da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Durante a tribuna livre, a psicóloga do Creas e a presidente do CMDCA usaram a palavra para reforçar a importância da campanha “18 de Maio – Faça Bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes”, que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Durante as falas, foram destacados pontos fundamentais sobre o enfrentamento à violência sexual infantojuvenil, como a identificação dos sinais de abuso, o que caracteriza abuso e exploração sexual, além das principais formas de denúncia disponíveis para a população.
Entre os sinais de alerta mencionados estão: mudanças abruptas de comportamento; isolamento social; agressividade sem motivo aparente; queda no desempenho escolar; resistência ou medo de ficar próximo de determinadas pessoas.
As representantes também reforçaram a importância do Disque 100, canal anônimo e gratuito para denúncias de violações de direitos humanos, com ênfase nos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.
A ação integra a campanha nacional “Faça Bonito”, que busca mobilizar toda a sociedade para o enfrentamento da violência sexual contra meninos e meninas.
Ao longo do mês de maio, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, Cras, Creas, CMDCA e Conselho Tutelar, segue promovendo ações de sensibilização em diversos espaços públicos, reafirmando o compromisso com a proteção da infância e adolescência.