TCE-MS determina anulação de licitação e aplica multa para Prefeitura de Ivinhema

Tribunal de Contas identificou irregularidades em processos administrativos, incluindo tentativa de repasse de operação do aterro sanitário sem licitação

21 DEZ 2025 Por Denizaura Silva 20h46

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) determinou a anulação de um pregão eletrônico realizado pela Prefeitura de Ivinhema para locação de veículos, após constatar irregularidades no procedimento licitatório.

A decisão também resultou na aplicação de multa administrativa ao prefeito Juliano Ferro Barros Donato.

De acordo com o TCE-MS, entre as falhas identificadas no pregão estão a inabilitação indevida de uma empresa que apresentou a proposta mais vantajosa para a administração pública, além da adoção de critérios distintos na análise da documentação dos participantes, o que comprometeu a isonomia do certame.

Em razão das irregularidades, o Tribunal aplicou multa de 50 UFERMS ao gestor municipal e determinou a anulação do processo licitatório. O TCE autorizou apenas a manutenção temporária do contrato então vigente, exclusivamente até a conclusão de uma nova licitação regular, com o objetivo de evitar prejuízos à continuidade dos serviços públicos.

Além desse caso, o Tribunal também analisou procedimento administrativo relacionado à tentativa de repasse da exploração do aterro sanitário municipal a uma empresa privada sem a realização de licitação, o que motivou questionamentos e reforçou a necessidade de observância estrita à legislação que rege os contratos públicos.

O TCE-MS determinou ainda que a Prefeitura encaminhe toda a documentação exigida para acompanhamento e fiscalização dos novos procedimentos, reforçando o dever de transparência e legalidade na gestão dos recursos públicos.

Leia Também