Psicóloga Rafaela Henrique Rocha Fala sobre Meninos x Meninas

Confira esse bate papo objetivo e exclarecido de várias situações.

06 AGO 2020Por Rafaela Henrique/Rosa Barros22h38

Nós da equipe de Jornalismo da 98.1, estivemos conversando com a psicóloga Rafaela Henrique Rocha, ela esteve em um bate papo bem objetivo conosco e falou sobre padrões de criações e formas de relacionamento entre criações de meninos e meninas, acompanhe:

A menina é mais ligada ao pai, e o menino mais ligado a mãe. Isso é uma regra?

Rafaela:

Esta não é uma regra, é a maneira como sempre fomos criados por nossos pais ou cuidadores. Já está enraizado em nossa cultura. Para menino e menina, o primeiro amor é maternal, o vínculo entre mãe e bebê é o protótipo de todas as formas de amor.

À medida que essas crianças crescem entrando em uma fase chamada fálica, dos 3 aos 6 anos de idade, existe a experiência do complexo de Édipo. Na psicanálise/psicologia, o Complexo de Édipo é um conceito criado pelo psiquiatra austríaco Sigmund Freud (1856-1939).

Foi baseado na tragédia grega de Édipo, de Sófocles, onde eles se apaixonam pelo sexo oposto, lembrando que esse olhar na psicologia não condiz com implicações sexuais, é apenas a necessidade da criança de atenção de todos ao seu redor, mas somente com um estudo aprofundado para compreender esse estudo de Freud.

O problema é quando o pai e a mãe reforçam o sentimento inconscientemente, em vez de combatê-lo de maneira positiva. Assim, a menina se torna a “menininha do papai” e o menino, o “menininho da mamãe”. Até mesmo no dia a dia o pai é mais rude, cuidadoso com a filha, já com o filho é uma maneira mais livre de cuidar, já com a mãe são situações contrárias.

Existe formas diferentes de criação para menino e menina?

Já é algo histórico, mesmo muito antes do nascimento de uma criança, já começamos a tomar várias decisões sobre a aceitação do sexo informado pelo médico. A cor das paredes da sala, uma decoração, dentre outros aspectos. Essas escolhas são quase inconscientemente, porque são as conseqüências da educação que tivemos e da sociedade em que vivemos, que começam a falar sobre o que é menino e o que é menina.

Por exemplo, um garoto pode brincar de casinha, afinal, um dia ele também terá que cuidar de sua própria casa! E qual é o problema se uma garota gosta de carrinhos de bebê? Ela pode crescer e se tornar uma grande engenheira mecânica! A construção de um mundo com valores e respeito por meninos e meninas acontece todos os dias, na forma de educação infantil e principalmente nos exemplos de transmissão e deles.

Ah, punir uma criança por agir de maneira diferente do esperado apenas transformaria sua curiosidade em uma experiência monótona de uma realidade que não permite mudanças.

Qual momento para dar obrigações aos filhos?

Dar responsabilidades para as crianças desde cedo é essencial, faz parte da educação de valores e de disciplina. Os cuidados com a casa devem ser de responsabilidade de todos da família, cada um na casa deve ter suas tarefas. Desde bem pequenas, as crianças devem aprender a cuidar de si mesmas e de suas coisas.

Mas é importante usar uma comunicação correta. O diálogo é fundamental tanto para os pais compreenderem por que a criança não realiza o que lhe é solicitado.

Dessa forma, deve-se trabalhar a criação da criança, que é autora e de identidade própria, para que se torne um cidadão adulto capaz de agir com responsabilidade e dentro dos valores da sociedade.

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