Município teve mais de 100 casos confirmados de dengue em 2019

Município teve mais de 100 casos confirmados de dengue em 2019

08 JAN 2020Por Rosa Barros07h12

A Secretaria estadual de saúde divulgou os casos de notificação de Dengue, Chikungunha e Zika Vírus no ano de 2019. O município de Ivinhema esteve em destaque no ranking do estado com notificação de dengue, sendo 363 notificações e 125 casos confirmados de dengue.

O combate a essa doença é feito principalmente pela eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, caso haja uma suspeita a pessoa que viva ou tenha viajado nos últimos 14 dias para área onde esteja ocorrendo transmissão de dengue ou tenha a presença do mosquito, que apresenta febre, usualmente entre 2 e 7 dias, e apresente duas ou mais das seguintes manifestações:

• Náusea, vômitos

• Exantema (manchas avermelhadas no corpo)

• Mialgias( Dor muscular), artralgia (Dor nas articulação)

• Cefaleia (dor de cabeça), dor retroorbital (dor nos olhos)

• Petéquias ou prova do laço positiva

• Leucopenia (é quando o número de leucócitos, que são as células de defesa do sangue, está baixo- é verificado através do exame Hemograma).

Procure uma unidade de saúde mais próxima.

CHIKUNGUNYA

Já a febre chikungunya teve apenas 20 notificações, mas nenhum caso confirmado, deixando assim o município em 5ª lugar no ranking da doença em 2019.

CASO SUSPEITO DE FEBRE DO CHIKUNGUNYA

Individuo com febre de início súbito maior que 38,5°C e dor intensa nas articulações de início agudo, acompanhada ou não de edemas (inchaço), não explicado por outras condições, sendo residente ou tendo visitado áreas onde estejam ocorrendo casos suspeitos até duas semanas antes do início dos sintomas ou que tenha vínculo com algum caso confirmado.

RECOMENDAÇÕES

· Manter repouso;

· Tomar muito líquido: água, suco de frutas, soro caseiro, chás, água de coco e sopas;

· Manter amamentação;

· Procurar uma unidade de saúde;

· Evitar a exposição à mosquitos.

ZICA VÍRUS

A Febre do Zica Vírus, o município de Ivinhema fecha o ano de 2019 em 8º no ranking geral do estado com 11 casos notificados, mas nenhum caso confirmado.

Considerando que a febre do vírus Zika é uma doença emergente no Brasil com ocorrência de óbitos pelo agravo, aumento dos casos de microcefalia e de manifestações neurológicas, sendo estas possivelmente associadas à ocorrência da doença, a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) aconselha às Secretarias Estaduais e Municipais a notificação compulsória de todos os casos suspeitos.

Caso suspeito: Pacientes que apresentem exantema maculopapular pruriginoso acompanhado de dois ou mais dos seguintes sinais e sintomas:

· Febre OU

· Hiperemia conjuntival sem secreção e prurido OU

· Poliartralgia OU

· Edema periarticular.

Deixe seu Comentário

Leia Também