Ouvintes da Jota FM dão sua opinião sobre aborto e tema gera debates polêmicos

Confira as opniões de uma advogada e de um médico, a respeito do assunto.

16 JUL 2020Por JOTA FM IVINHEMA/EDSON MORAES19h37
Com ampla participação da sociedade e opiniões manifestadas por suas ondas sonoras, a Rádio Jota FM de Ivinhema levou ao ar a cobertura da enquete nas redes sociais sobre o aborto - e ouviu opiniões de várias pessoas sobre este que é atualmente um dos temas mais polêmicos no País. Uma das participantes, a advogada Ana Maria Mustafá de Souza, que mora e trabalha no município.
 
A advogada destacou aspectos de legalidade e juridicidade citando o Código Penal, que nos seus artigos do 124 ao 128 tipifica o aborto como crime contra a vida, prevendo pena de um ano e três meses de detenção para a gestante e um ano e quatro meses de reclusão para o médico ou pessoa que realizar o procedimento abortivo.
Ela pontuou consequências jurídicas para quem pratica esse ato, reforçando que a gestante ou a pessoa que ajuda a praticar o aborto será penalizada, responderá uma ação penal com denúncia feita pelo Ministério Público Estadual. No final da instrução do processo acontecem a denúncia e, eventualmente, a condenação, de acordo com as penalidades legais pré-estabelecidas.
 
Ana Maria discorreu ainda sobre diferenças entre a eutanásia e o aborto. Disse que no aborto a atitude é proporcional à aceitação de interromper uma gestação, e na eutanásia o ato abrevia a vida da pessoa causando-lhe uma morte sem sofrimento, desde que esteja com suas funções vitais totalmente comprometidas por afecção incurável que produz dores intoleráveis.
Por sua vez, o médico e oncologista Thiago Bifano, também de Ivinhema,deu suas opiniões e esclarecimentos. Na entrevista à emissora, ele ressaltou que a gestante tem alterações hormonais e fica mais suscetível à ocorrência de infecções. Nesse quadro o aborto pode causar impactos danosos na saúde, como infecções ou uma septicemia (a infecção generalizada, que frequentemente conduz à morte).
 
Segundo o médico, interromper a gestação pode trazer à mulher um risco muito alto de ir a óbito por perfuração no útero. Em vários casos, as gestantes são submetidas a uma cirurgia de retirada do ovário e do útero com procedimentos desautorizados e que não devem ser feitos, inclusive classificados no Brasil como prática criminosa 
Assim transcorreu, em alto nível e com o livre direito de expressão assegurado, o giro de opiniões dos ivinhemenses sobre o aborte. A Rede Jota FM reitera que toda a semana tem um tema específico para a enquete e a as considerações da sociedade são fundamentais para qualificar a programação interativa.
 
Ligue e participe: (67) 9.9985-1037
 

 

 

 

 

Rosa Barros · ENTREVISTA ANA MARIA MUSTAFÁ Advogada

Deixe seu Comentário

Leia Também