Agricultores familiares podem comercializar produtos on-line

Plataforma digital tem intuito de ajudar pequenos produtores do Estado

29 MAI 2020Por Wander Ferreira09h13

Para readequar o modelo de comercialização e fornecer uma opção para o pequeno produtor, a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) lançou uma plataforma digital para agricultores familiares  comercializarem on-line.

De acordo com a gestão estadual a ferramenta é uma opção para escoar a produção diante das mudanças causadas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).


Mato Grosso do Sul tem atualmente 43 mil famílias vinculadas a agricultura familiar.  O segmento hortifrutigranjeiro viu o consumo cair devido a reajuste no modelo de comercialização e sentiu a necessidade de encontrar novas formas de vender a produção que é perecível.
Por este motivos, a Superintendência de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Semagro decidiu agir para minimizar as perdas dos produtores, tendo a inovação e a tecnologia como aliadas. Na plataforma os produtos poderão ser oferecidos gratuitamente à empresários de vários segmentos interessados nos hortifrútis.


A plataforma recebeu o nome de Manucã. A palavra em guarani que significa ‘vou trabalhar na roça’ e é uma maneira de homenagear aqueles que tiram do campo seu sustento. A plataforma já está no ar e pode ser acessada pelo link.


De acordo com o titular da Semagro, Jaime Verruck, a Manucã foi criada para resolver um problema dos agricultores familiares neste momento de pandemia, mas que deve se fortalecer com o tempo e depois do coronavírus. “Recebemos o apoio da Amas e da Abrasel, que se interessaram pela proposta. Assim o Estado cumpre o seu papel de divulgar os produtores e conectá-los com os compradores, utilizando a ciência e tecnologia a favor”, disse o secretário.
CADASTRO

A gestão estadual explica que a utilização é simples, é só acessar a plataforma pelo link, se cadastrar e anunciar os produtos. Dessa forma os compradores podem ampliam a sua rede de fornecedores e as empresas de logística podem participar viabilizando e otimizando as entregas.


Após o contato feito pela plataforma, a negociação passa a ser realizada entre ambos, para decisão sobre preços e entregas. Não há pagamento para uso da plataforma por nenhuma das partes, já que a ideia é justamente ligar um ao outro.


Dentro da plataforma não é realizado e-commerce, somente é permitido disponibilizar anúncios de oferta e demanda. É um local virtual onde agricultores familiares e consumidores podem se encontrar e anunciar tudo relacionado a produção e comercialização de frutas, hortaliças, mudas e plantas ornamentais – gratuitamente.

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