Após colheita de maçã índios de Paranhos ficam em quarentena

Cidade que trabalhavam índios no Rio Grande do Sul morre pessoa de Covid-19

19 ABR 2020Por Wander Ferreira19h48

O Município de Paranhos através do Setor de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, a SESAI (Secretaria Especial da Saúde Indígena) e Polícia Militar, montaram nesse sábado 18, a recepção de 120 indígenas, aproximadamente, que estavam trabalhando na colheita da maça no Rio Grande do Sul.

 

Os índios que são moradores de Paranhos foram recebidos em barreira sanitária montada as margens da rodovia de acesso a cidade.

A secretária de Saúde de Paranhos, Flávia Medeiros Vilar, disse que a ação foram tomadas todas precauções com os profissionais de saúde e com os indígenas, com uso de máscaras, apara triagens, aferição de temperatura, com emprego de termômetro digital infravermelho e informações sobre medidas de prevenção ao covid-19.

Após a triagem os indígenas foram encaminhados por veículos da prefeitura, para suas respectivas aldeias, onde vão passar por uma quarentena de 14 dias, que é período entre a exposição e o aparecimento dos sintomas para coronavírus, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Os 120 indígenas das aldeias Paraguassu, Potrero Guassu, Arroio Corá, Sete Cerros e no Acampamento Ipoy, retornaram da colheita da maçã em Vacaria, município gaúcho que tem caso confirmado, inclusive morte em decorrência do covid-19.

Desde que os primeiros casos de coronavírus começaram a serem registrados em Mato Grosso do Sul, Paranhos apresentou apenas um caso suspeito de covid-19, sendo negativo para a doença. A pessoas suspeita foi para uma indígena.  

 

Deixe seu Comentário