Candidato socialista já se considera eleito na Bolívia

Números extra-oficiais apontam que ex-ministro de Evo contava com 52% dos votos

19 OUT 2020Por Com informações Reuters08h40

Luis Arce, candidato esquerdista à Presidência da Bolívia deve vencer a eleição já em primeiro turno, segundo informações extraoficiais do instituto de pesquisas Ciesmori, divulgadas pela emissora de TV boliviana Unitel nesta segunda-feira. O socialista Luis Arce foi ex-ministro da Economia do ex-presidente cassado Evo Morales.

Por volta da meia-noite de domingo, a pesquisa apontou que Arce teria recebido 52,4% dos votos válidos, mais de 20 pontos percentuais à frente do segundo colocado, o centrista Carlos Mesa, que tinha 31,5%.

A apuração oficial havia contabilizado somente 5% dos votos e as pesquisas bocas-de-urna tiveram a divulgação atrasada em horas depois do fechamento das urnas, deixando os bolivianos no escuro sobre o resultado da eleição. Um candidato precisa de 40% dos votos e uma vantagem de 10 pontos percentuais sobre o rival mais próximo para vencer em primeiro turno na Bolívia.

Arce, mostrou confiança na vitória sem declarar-se explicitamente o vencedor em sua própria entrevista coletiva, pouco depois da meia-noite na capital La Paz.

Realizada em meio à pandemia de coronavírus, a eleição de domingo é vista como um teste para a democracia do país andino, após a anulação da eleição do ano passado por causa de alegações de fraude, que levaram a protestos sangrentos e à renúncia de Morales após quase 14 anos no poder. Morales, o líder socialista vive no exílio na Argentina desde a crise gerada após a eleição do ano passado.

Jenine Añez, a presidente interina conservadora que assumiu o país em meio ao vácuo de poder no ano passado, disse que aparentemente Arce era o vencedor e o parabenizou.

Deixe seu Comentário