Coordenador da Frente Parlamentar em Apoio aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias do Estado de Mato Grosso do Sul, o deputado Renato Câmara (MDB) foi à tribuna virtual, durante a sessão plenária desta quinta-feira (03/03), e enfatizou a importância de um debate fundamental para os trabalhadores.
Segundo ele, a remuneração aos profissionais precisa ser discutida. "Hoje existe uma parcela do Governo Federal, uma do municipal, mas ainda há a questão da insalubridade e dos contratados. Enfim, são vários pontos que precisam ser debatidos porque essa é uma atividade fundamental para a saúde básica do nosso Estado e dos municípios", afirmou.
Renato lembrou que são os agentes de saúde e de endemias que vão às casas das famílias, reúnem informações para levantamentos e levam orientação sobre a tríplice epidemia (dengue, zica e chikungunya), além de prestar esclarecimentos com relação ao contágio pelo coronavírus.
Para apoiar os trabalhadores, o parlamentar conduzirá uma reunião de trabalho da Frente Parlamentar, esta tarde, a partir das 14h. "Será um debate com a presença de especialistas nacionais, que vão esmiuçar toda essa legislação e apresentar caminhos", explicou. A reunião será online, com a participação exclusiva dos membros do grupo de trabalho, demais deputados estaduais e convidados.
O primeiro tema a ser abordado será "Piso Salarial: competências". Na sequência, será debatido "Insalubridade: legislação e direitos". “Vamos ter participação de vários municípios, debate com especialistas, então peço a vossas excelências que participam da Frente, que possam apresentar legislações e caminhos em defesa dos agentes de saúde e sei que poderão contribuir com as propostas. Por isso é importante a presença desta Casa Legislativa para dar suporte a todos os agentes”, finalizou o deputado durante a sessão plenária.
Grupo de trabalho
A Frente Parlamentar de Enfrentamento à Tríplice Epidemia: Dengue, Chikungunya e Zika foi instituída pelo Ato da Mesa Diretora 14/2019, em 13 de março. O grupo de trabalho tem por finalidade propor, discutir e acompanhar a execução de políticas públicas relacionadas ao combate à epidemia de Dengue, Chikungunya e Zika.
Além do deputado Renato, integram o grupo de trabalho os seguintes parlamentares estaduais: Amarildo Cruz (PT), Antonio Vaz (Republicanos), Capitão Contar (PSL), Coronel David (Sem Partido), Evander Vendramini (PP), Felipe Orro (PSDB), Gerson Claro (PP), Herculano Borges (Solidariedade), João Henrique (PL), Lidio Lopes (PATRI), Lucas de Lima (Solidariedade), Marçal Filho (PSDB), Marcio Fernandes (MDB), Neno Razuk (PTB), Paulo Corrêa (PSDB), Pedro Kemp (PT) e Professor Rinaldo (PSDB).