Dia Nacional de Combate ao Fumo

Estima-se que sete pessoas morram por dia em consequência do fumo passivo.

29 AGO 2020Por Calendarr00h00

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado anualmente em 29 de agosto.

O principal objetivo desta data é reforçar ações nacionais que sensibilizem a sociedade sobre os prejuízos que o tabaco acarreta, seja socialmente, economicamente, ambientalmente e, principalmente, à saúde das pessoas.

Esta é uma preocupação grande no país, visto que o câncer de pulmão é dos tipos de tumores que mais mata no Brasil.

Além disso, o tabaco é responsável por outros males, como a infertilidade masculina, a impotência sexual, derrame cerebral, enfisema, bronquite, doenças do coração, etc.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado através da Lei Federal nº 7.488, de 11 de junho de 1986, que tem como proposta alertar a população sobre os malefícios advindos do uso do fumo (cigarros, charutos, etc).

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), não é apenas o fumante que corre risco de adoecer devido ao cigarro, mas também o fumante passivo, ou seja, a pessoa que absorve a fumaça do cigarro por estar próximo de indivíduos que fumam.

Estima-se que sete pessoas morram por dia em consequência do fumo passivo.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. No Brasil, a estimativa é que aproximadamente 200 mil pessoas morram todos os anos em decorrência do fumo. No mundo, são 5 milhões de pessoas que vem a óbito por causa do cigarro.

Deixe seu Comentário