EUA dão início à Batalha de Guam contra os japoneses

Após a batalha, Guam foi transformada em uma base de operações dos Aliados.

21 JUL 2020Por Calendarr00h00

Em um dia como este, no ano de 1944, teve início a Batalha de Guam, que resultou na captura pelos norte-americanos da ilha de mesmo nome, que estava sob domínio japonês. A ilha de Guam é um território dos EUA, localizado nas Ilhas Marianas, no oeste do Oceano Pacífico.

A lutas pela região se encerraram no dia 10 de agosto do mesmo ano, quando houve o fim da resistência japonesa, que sofreu inúmeras baixas, perda de equipamentos e falta de suprimentos. Quando Guam foi declarada segura pelos EUA, estima-se que ainda estavam por ali aproximadamente 7.500 soldados japoneses. Um dos líderes das forças nipônicas, Hideyoshi Obata, cometeu suicídio no dia seguinte ao final da batalha.

Alguns soldados japoneses ficaram na floresta. No dia 8 de dezembro, três fuzileiros norte-americanos sofreram uma emboscada e morreram. Em 24 de janeiro de 1972, o Sargento Shoichi Yokoi foi descoberto por caçadores. Ele viveu escondido, sozinho, em uma caverna por 27 anos. Após a batalha, Guam foi transformada em uma base de operações dos Aliados.

Deixe seu Comentário