Municípios da região sudoeste já registram 4 mil casos de dengue e duas mortes

Em Naviraí 912 pessoas já tiveram dengue neste ano

01 ABR 2020Por Agência do Rádio05h00

Todos os 16 municípios da microrregião de Iguatemi, no sudoeste do Mato Grosso do Sul, estão com alta incidência de dengue. No total, foram notificados mais de 4 mil casos e duas mortes, em decorrência da doença, nos municípios de Sete Quedas e Mundo Novo.

A maior parte dos casos de dengue foi registrada no município de Naviraí, onde 912 pessoas já foram contaminadas apenas este ano. O município com maior incidência da doença é a região de Jateí – a cada 33 moradores da cidade, um teve dengue neste ano.

Devido a essa realidade, a Secretaria Municipal de Saúde de Jateí intensificou as ações de combate ao Aedes aegypti. São três agentes de endemias que fazem a vigilância nas ruas e notificam os moradores que acumulam focos do mosquito. O secretário Municipal de Saúde do município, Célio Aparecido Balasso, explica que a forma de atuação dos agentes vai ser adaptada para que o combate à dengue continue o mesmo durante a crise do Covid-19.

“Mesmo agora com a campanha do coronavírus, a gente não vai deixar de fazer esse trabalho. Nós já eliminamos bem os focos, mas ontem já choveu e provavelmente se não cuidarmos, nos próximos dias vai ter foco de dengue surgindo. Então esse trabalho vai continuar sendo feito. Estamos pedindo para os moradores que deixem o quintal livre para o agente entrar e fazer o combate sem ter contato com o cidadão.”

Autoridades em Saúde e Vigilância Sanitária reforçam que a maior parte do mosquito está dentro das residências. Para procriar, o inseto usa água parada em recipientes, como vasos de planta, pneus, ralos, calhas do telhado e até tampas de garrafas esquecidas no quintal.

 

Deixe seu Comentário