A campanha denominada “Check-up Feminino”. Projeto de Lei 54/2022, de autoria do deputado Lucas de Lima (Solidariedade) tramita na Assembleia Legislativa.
Segundo Lucas de Lima o objetivo da campanha é orientar as mulheres sobre o diagnóstico precoce e prevenção de doenças, a promoção de ações educativas sobre a importância de hábitos de vida saudáveis, a conscientização da necessidade de realização de exames periódicos, disponibilização de medição da pressão arterial de maneira acessível além de orientação nutricional.
“É muito comum que as pacientes procurem atendimento médico apenas quando já sentem sintomas mais graves de doenças que poderiam ter sido evitadas com a realização periódica de exames. Esta conduta equivocada pode gerar danos irreversíveis à saúde, considerando que muitas doenças graves podem ser evitadas se descobertas precocemente”, alerta o deputado na justificativa da proposta.
O projeto de lei deve ser apresentado na sessão desta quinta-feira. Depois seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso receba parecer favorável quanto à constitucionalidade, será analisado e votado nas comissões de mérito e em sessões plenárias.