SES estuda fazer a compra de câmara hospitalar para fortalecer a rede de frio do Estado

28 ABR 2021Por Paulo Massaharu Yafusso16h54

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), estuda a viabilidade para comprar câmaras hospitalares com o objetivo de conservar hemoderivados armazenados na rede de frio da Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica de Mato Grosso do Sul (CEVE/MS).
Conforme publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no início desta semana, as tratativas foram iniciadas com a intenção de fortalecer a rede de frio no Estado. Para isso, uma ata de registro de preços foi publicada para aquisição de câmaras refrigeradoras. O quantitativo ainda não foi definido pela SES.

Desde de janeiro, quando iniciou a Campanha de Imunização contra a Covid-19, o Estado já recebeu 689.599 doses de Coronavac/Butantan e da AstraZeneca/Oxford. E tem previsão de receber sete mil doses da vacina Pfizer já na próxima segunda-feira (3). Todos os imunizantes são encaminhados pelo Ministério da Saúde ao Estado e repassados aos municípios.

“O objetivo é que façamos essa compra e que seja entregue pelo menos uma unidade destas câmaras a cada um dos 79 municípios do Estado. Será um grande reforço para rede de frio no Estado”, disse a Gerente Técnica de Imunização, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger,

A Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde é responsável por fazer o armazenamento de todos os imunizantes e insumos encaminhados pelo Ministério da Saúde. Atualmente, o Estado realiza de forma simultânea, a vacinação contra o coronavírus e da Influenza. Além de receber doses de vacinas de rotina e de encaminhar aos municípios.

Mato Grosso do Sul possui 597 salas de vacina distribuídas nos 79 municípios, onde são acondicionados imunobiológicos  - vacinas, soros e imunoglobulinas  - a uma temperatura de 2° a 8 °C. Além das salas de vacinação, também estão instalados nove Núcleos Regionais de Saúde (NRS) que recebem, armazenam e distribuem os imunobiológicos para os respectivos municípios, estes possuem câmaras refrigeradas adequadas para esse acondicionamento.

Rodson Lima, SES

Foto: Edemir Rodrigues

Deixe seu Comentário