Político ser influente nas redes sociais não é fácil, principalmente, com o desinteresse da população com as questões políticas e a desconfiança com os representantes eleitos.
Outro fator que contribui para que os políticos recebam poucos likes ou curtidas são as variadas atrações, utilidades e amenidades de graça nas redes sociais, além de tanto desgaste e notícias ruins.
Na contramão dessa situação de não influência e driblando toda e qualquer visão pessimista, a senadora Simone Tebet (PMDB-MS) é a mais influente no Facebook entre os 81 parlamentares do Senado brasileiro. É o que indica a pesquisa Medialogue Político Digital 2016.
A pesquisa é realizada anualmente e leva em consideração vários fatores, como: website disponível e acessível; relação do número de fãs no Facebook, Twitter e Instagram com a base de eleitores do estado do parlamentar; e, relação do número de visualizações totais do perfil ou canal no YouTube com a base eleitoral.
A senadora Simone Tebet recebeu a nota 9,0 numa escala que vai de 0 a 10. Na página do Facebook, a parlamentar conta com 148 mil seguidores que acompanham todas as postagens, vídeos e mensagens.
Aproveitando o resultado da pesquisa e agradecendo aos seguidores ela disse que “Isso só é possível por causa da sua amizade”.
O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) recebeu nota 5,0 e Pedro Chaves (PSC-MS), figura logo abaixo, com 4,0.