Lei: Dia Estadual do Imigrante Tcheco e Eslovaco é instituído em MS

"As cidades de Batayporã e Bataguassu foram fundadas por imigrantes tchecos e eslovacos. São pessoas que tiveram sua parcela de contribuição para a pujança de nosso Estado e merecem esse reconhecimento"

09 JUN 2020Por Heloíse Gimenes08h02

O Diário Oficial traz na edição desta terça-feira (9), a Lei 5.527, de autoria do deputado Felipe Orro (PSDB), que institui o Dia Estadual do Imigrante Tcheco Eslovaco, a ser comemorado, anualmente, no dia 28 de outubro, em todo Mato Grosso do Sul. A data passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado, que foi instituído pela Lei 3.945, de 4 de agosto de 2010.

Neste ano, as relações diplomáticas do Brasil com a República Tcheca e a Eslováquia completam 100 anos. De acordo com Orro, a nova lei reconhece a contribuição dos imigrantes trecos e eslovacos para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

"As cidades de Batayporã e Bataguassu foram fundadas por imigrantes tchecos e eslovacos. São pessoas que tiveram sua parcela de contribuição para a pujança de nosso Estado e merecem esse reconhecimento", explica o parlamentar.

Os primeiros imigrantes tchecos desembarcaram no Brasil em 1823. Dentre eles, encontrava-se um carpinteiro de Trebon, de nome Jan Nepomuk Kubícek, um dos bisavós maternos do ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Deixe seu Comentário

Leia Também