Ordem do Dia: Projeto que atende o setor cultural é aprovado em 1ª

04 FEV 2021Por Christiane Mesquita10h55

Nesta manhã (4), os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), aprovaram, por unanimidade, em primeira discussão, três matérias. O Projeto de Lei 200/2020, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT), que veda retenções ou descontos no pagamento de recursos emergenciais ao setor cultural, um dos setores mais prejudicados com a pandemia. Se aprovada em todas as outras fases de tramitação, quando sancionada, também abrangerá os editais já publicados, sendo então revogados os dispositivos que sejam contrários.

O autor da matéria esclarece que a mesma é uma reivindicação do Fórum Estadual de Cultura. “A intenção deste projeto é diminuir a burocracia, já que se trata de um auxílio emergencial. O setor enfrentou grandes dificuldades, e o projeto traz então uma medida excepcional para que todos consigam receber, mesmo aqueles que não tenham condições de apresentar todas as certidões negativas”, relatou.

A deputada Mara Caseiro (PSDB), que comandava a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), considera importante a proposta de Kemp. “Quando eu estive a frente da cultura do Estado, participando dos debates sobre a Lei Aldir Blanc, surgiu essa demanda. Há muita discussão sobre a constitucionalidade de uma lei assim, mas é preciso olhar pelo setor cultural, que foi um dos mais prejudicados com a pandemia. Meu voto é favorável, pois os artistas precisam sobreviver”, declarou.

O Projeto de Lei 58/2020, de autoria do deputado Zé Teixeira (DEM), 1º secretário da Casa de Leis, que obriga as concessionárias de serviços públicos essenciais e as operadoras de planos de saúde a divulgarem, nas faturas, mensagens de incentivo à doação de sangue, também aprovado, será votada e discutida em segunda. Nas faturas deverá constar a frase “Doe sangue e ajude a salvar vidas”, além de informar o local de doação mais próximo da residência do consumidor.

Por fim, aprovado o Projeto de Lei 203/2020, de autoria do deputado Antônio Vaz (Republicanos), que cria a Política Estadual de Incentivo à Permanência de Jovens e Adultos no Meio Rural por meio da Qualificação da Oferta Educacional. O objetivo é implementar ações de estímulo à permanência do educando na área rural, proporcionando condições para a escolha do campo como lugar para viver e da agricultura como profissão. O projeto será votado em 2ª discussão.

Transporte

O deputado Herculano Borges (Solidariedade) apresentou na sessão de hoje indicação ao superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), solicitando balanças rodoviárias de precisão na BR-262, no trecho entre Campo Grande e Corumbá, com o objetivo de coibir o excesso de peso dos caminhões na estrada.

O presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB), informou que foi acionado sobre o mesmo assunto, pelo setor produtivo ontem. “Quero assinar junto sua indicação, para que a gente possa analisar a questão deste transporte de minério de ferro nesta estrada. Também recebi a denúncia que o peso está extrapolando, faremos uma reunião com o setor produtivo. Entendo que o minério de ferro é de suma importância para o mundo, mas não pode acabar com a nossa estrada, já que não está tem sido escoado o minério em via fluvial, por conta da baixa do Rio Paraguai”, informou.

Moções de Pesar

Com a aquiescência do deputado Renato Câmara (MDB), duas moções de pesar foram transformadas em autoria da Casa de Leis. As moções são dirigidas às famílias de Humberto Teixeira e sua esposa Vecilde Volpe Teixeira, que falecerem em decorrência das complicações da Covid-19, com cinco dias de diferença. Humberto Teixeira foi deputado estadual e prefeito de Dourados, e é irmão do deputado Zé Teixeira. Além dessas moções, outras 14 foram aprovadas.

Deixe seu Comentário

Leia Também