Canais de comunicação promovem contato entre cidadão e deputados

14 JUN 2021Por Evellyn Abelha11h15

Representantes diretos dos cidadãos na esfera estadual - os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) têm a missão de responder aos anseios da sociedade. Para isso, estão à disposição da população diferentes canais de comunicação, a fim de que as demandas cheguem até os parlamentares.

Seja por telefone, e-mail ou até pelas mídias sociais - no site oficial da Casa de Leis, os cidadãos podem encontrar as formas para interagir com os deputados. Entre elas estão o e-mail e o telefone dos gabinetes parlamentares. Essas informações podem ser consultadas facilmente na aba “Deputados”, em seguida na opção “Partidos, Bancadas e Blocos”. Nesta página, aparecerá a imagem de cada um dos parlamentares da Legislatura atual. Ao clicar em cima da foto, no botão “Perfil”, o usuário encontra os contatos.

Veja no passo a passo abaixo:

O usuário também pode chegar à página “Partidos, Bancadas e Blocos" caso acesse o botão “Fale com seu Deputado” disponível na aba do “Serviço de Informação ao Cidadão” (SIC).

No SIC, cidadão também encontra acesso aos contatos

Além disso, o cidadão também pode enviar um e-mail a um deputado específico ou a todos os deputados de uma vez só, por meio do botão “Fale com a Assembleia”. A opção está disponível na aba “Comunicação”.

O recurso também permite envio de mensagem eletrônica diretamente às comissões permanentes. Por exemplo, caso o cidadão deseje falar sobre uma demanda relacionada à área da saúde, basta selecionar a opção Comissão de Saúde, colocar o próprio nome, o e-mail, o assunto e digitar a mensagem - depois é só clicar em enviar. O email será encaminhado direto ao grupo de trabalho.

Confira no vídeo:

A Casa de Leis também mantém canais oficiais de comunicação nas mídias sociais Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp. Ao encaminhar demandas e questionamentos específicos a um deputado ou deputada por meio desses canais, o cidadão é orientado a buscar o contato direto com o parlamentar, pelas opções já citadas anteriormente (e-mail/telefone). Isso porque essas mídias sociais servem como canal institucional, não sendo ligadas aos mandatos ou partidos. No entanto, é possível que o cidadão encontre perfis pessoais dos deputados nas mídias sociais e também sites que atendam aos mandatos de cada parlamentar.

Vale lembrar que até o dia 30 de junho - devido aos protocolos de biossegurança contra a Covid-19 - está proibido o acesso ao público nas dependências da ALEMS. Dessa forma, não é possível a interação presencial entre o cidadão e os deputados dentro da Casa de Leis. Confira as recomendações neste link.

Deixe seu Comentário

Leia Também