Capitão Contar constata falta de produtos de higiene em postos de saúde 

08 ABR 2020Por Assessoria de Imprensa08h48

Vistoria realizada pela assessoria técnica do deputado estadual Capitão Contar (PSL) constatou que a maioria das unidades de saúde de Campo Grande não dispõe de produtos básicos de higiene. 

O levantamento foi feito em 54 postos de saúde da capital, entre 23 de março e 1º de abril, e traz resultado preocupante: 72% das unidades não tinham álcool gel na recepção nem sabonete líquido nos banheiros. 

O trabalho consistiu em verificar as condições de higiene das unidades por causa da pandemia do coronavírus no Estado. “Verificamos a falta de produtos básicos que ajudam a combater e a prevenir o contágio das pessoas pelo vírus, como lavar as mãos com água e sabão”, observa o deputado.

Das 54 unidades, duas não puderam ser vistoriadas. Apenas 16 delas (30,7%) tinham álcool gel disponível para os pacientes na recepção. “Estamos em um momento em que não podemos errar nos cuidados. E a falta desses produtos apresenta grandes riscos”, diz.

A equipe do Capitão Contar flagrou funcionários sem máscara, item de primeira necessidade para evitar a proliferação do vírus que causa a COVID-19. De acordo com o levantamento, em apenas 38% das unidades foi constatado o uso regular de máscara. 

O parlamentar explica, no entanto, que a falta dos produtos básicos de higiene nas unidades de saúde foi constatada no dia em que suas equipes estiveram em cada uma delas. “Pode ser que hoje um posto e outro tenha álcool e sabão, por exemplo. Mas, no geral, constatamos descuido em relação a esses itens”, afirma.

Diante do resultado da vistoria, o deputado encaminhou pedido para que a Prefeitura de Campo Grande e a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) abasteçam as unidades com álcool em gel e sabão líquido, além de reforçar os cuidados em relação aos equipamentos de proteção dos funcionários.

Deixe seu Comentário

Leia Também