Com auxílio tecnológico, população acompanha Legislativo mesmo na pandemia

27 ABR 2020Por Evellyn Abelha14h13

Literalmente uma quarentena. Lá se vão 40 dias desde a última sessão ordinária presencial realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). No dia 18 de março, a Casa de Leis restringiu o acesso do público às dependências do Parlamento e estabeleceu uma rotina diferenciada de trabalho para as atividades do Legislativo. As medidas foram necessárias para atender às orientações dos órgãos de Saúde, diante da pandemia pelo coronavírus. De lá para cá, graças às tecnologias de comunicação, o trabalho parlamentar foi mantido - com as devidas precauções - e a população pôde continuar acompanhando as ações da ALEMS.

De maneira inédita, a fanpage oficial do Facebook da Casa de Leis passou a transmitir ao vivo as sessões ordinárias e extraordinárias, com a primeira live feita no dia 7 de abril. Até a publicação desta matéria - mais  de 20 mil pessoas foram alcançadas pelas transmissões. Jairo Cesar da Silva está entre esses cidadãos que acompanham o Parlamento mesmo em tempos de coronavírus, já que se mantém antenado nos trabalhos da ALEMS via Facebook. Silva ressalta o uso da tecnologia para manter o cidadão informado. “Isso sempre foi importante e neste momento ainda mais”, afirmou. Em uma interação com a fanpage da Casa de Leis, no dia 15 de abril, ele destacou a continuidade das atividades legislativas. “Parabéns aos deputados fazendo seus trabalhos normalmente. Os trabalhos têm que continuar”, disse. Para ele, as ações são fundamentais. “Muito importante para o andamento dos projetos de lei”, ressaltou.

Deputado Herculano Borges em sessão remota da ALEMS

O público ainda tem acompanhado o Legislativo pelo canal do Youtube da ALEMS, que já conta com mais de 1,2 mil visualizações no mesmo período. Os adeptos das mídias sociais Instagram e Twitter também podem ficar inteirados dos trabalhos legislativos por meio dos posts e stories publicados diariamente. Os links para as transmissões ao vivo são disponibilizados nessas duas plataformas. “Parabenizo todos os colaboradores responsáveis pelo ótimo funcionamento dos equipamentos disponíveis nas sessões remotas, bem como na divulgação em tempo real do trabalho realizado pelos deputados estaduais do Mato Grosso do Sul, possibilitando, desta forma, total transparência para o conhecimento de toda a sociedade”, destacou o segundo secretário da Mesa Diretora, deputado Herculano Borges (Solidariedade).

O parlamentar tem acompanhando as sessões a partir do plenário Deputado Júlio Maia e reforça a importância dos meios digitais. “As ferramentas tecnológicas utilizadas pela Assembleia Legislativa estão sendo fundamentais para proporcionar agilidade e eficácia nas atividades da Casa. Graças a isso, as discussões e votações, necessárias para o momento, estão sendo realizadas na normalidade, com enfoque principal nas ações para o combate da pandemia do coronavírus e suas consequências em nosso Estado”, frisou.

Arte: Luciana Kawassaki

Sessões a distância

Na primeira sessão realizada após as restrições de acesso à Casa Legislativa, os deputados se reuniram no plenário e on-line para análise do Projeto de Decreto Legislativo 3/2020 - que instaurou estado de calamidade pública em Mato Grosso do Sul, devido à doença Covid-19. Em plenário, o presidente da Casa de Leis, deputado Paulo Corrêa (PSDB), abriu a sessão com a presença de outros oito parlamentares. Os demais permaneceram disponíveis de forma remota por recomendação da Mesa Diretora para evitar aglomeração. O público acompanhou pela TV ALEMS (no canal 9 da Net), pelo site da Casa de Leis, pela Rádio ALEMS, também por aplicativo (Android e IOS), além da transmissão no Youtube.

Conforme o contágio pelo coronavírus aumentou no país, as recomendações das autoridades da Saúde ficaram mais rigorosas e após os 15 dias iniciais de fechamento, a Mesa Diretora prorrogou a suspensão do público na ALEMS. À medida que as restrições avançaram, a comunicação na Casa de Leis foi ampliada. A partir da terceira sessão remota, realizada no dia 7 de abril, a tecnologia foi mais uma vez aliada. Os deputados passaram a fazer videoconferências por meio de aplicativo específico. Do plenário, apenas o presidente do Legislativo e membros da Mesa Diretora passaram a conduzir as sessões presencialmente. Os outros deputados participam via aplicativo.

Presidente da ALEMS falou dos benefícios da tecnologia

“As sessões remotas, virtuais, têm sido uma experiência muito positiva. Alguns deputados do grupo de risco estão em home office e não têm falhado nas votações e nos trabalhos legislativos. É uma tecnologia que nunca havia sido usada nesta Casa e se mostrou favorável nesse momento de quarentena em meio à pandemia. É um produto diferenciado, uma coisa moderna e tem dado certo”, destacou o presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa.

Foi assim, por meio da tecnologia, que a Comissão de Constituição de Justiça e Redação (CCJR) se reuniu pela primeira vez a distância. O presidente do grupo, deputado Lidio Lopes (PATRI), conduziu, do plenário Deputado Júlio Maia, o encontro com os demais membros da Comissão. Com a cobertura ao vivo do evento, mais uma vez o público acompanhou os trabalhos pelos meios de comunicação da ALEMS. Nesses 40 dias, o grupo realizou três reuniões para dar andamento aos projetos que tramitam no Legislativo. No total, aproximadamente três mil pessoas foram alcançadas pelas transmissões da CCJR via Facebook.

Interação do deputado Zé Teixeira feita remotamente

O primeiro secretário da ALEMS, deputado Zé teixeira (DEM), destacou que mesmo durante a pandemia as ações do Legislativo precisam de continuidade e reforçou o compromisso do Parlamento para o andamento das atividades. "Fomos obrigados a ficar em casa como medida de combate ao coronavírus, mas isso não nos impediu de trabalhar. A Assembleia Legislativa adotou o bom uso da tecnologia para manter a regularidade de suas sessões plenárias. Nossos encontros são feitos por videoconferência e contam com o suporte dos assessores jurídicos nos gabinetes. Também destaco a dedicação dos servidores da Casa que deram uma contribuição significativa para que nós continuássemos exercendo nossa atividade parlamentar de forma regular", disse o parlamentar.

Os interessados em receber as notícias do Parlamento sul-mato-grossense podem se cadastrar no WhatsApp da Casa e Leis e ainda assinar a Newsletter da ALEMS.

*Com informações das assessorias parlamentares

Deixe seu Comentário

Leia Também