Com presença de 16 estados, 3º Seminário Estadual da Guavira será aberto nesta terça

30 NOV 2020Por Henrique Matos14h53

Participantes de 16 estados brasileiros devem marcar presença no 3º Seminário Estadual da Guavira. Em virtude da pandemia, o evento deste ano será realizado totalmente online, com a programação dividida em duas datas. O seminário será aberto nesta terça-feira (1º), às 8h30, e contará com um segundo encontro no próximo dia 8 de dezembro de 2020, a partir das 8h.

O seminário é uma realização da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-MS); Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro); Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer); e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O evento tem o objetivo de ampliar os debates sobre o desenvolvimento da cadeia produtiva da guavira em MS, englobando diversos assuntos relacionados ao fruto para conhecimento de produtores e sociedade, como produtividade, sustentabilidade, comércio e processamento.

Autor do projeto de lei que transformou a guavira em fruto símbolo do Estado, o deputado estadual Renato Câmara (MDB) destaca que o seminário é um importante passo para o incremento da fruta nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo no Estado, estimulando a realização de estudos técnico-científicos de produção e preservação genética da guavira, o cultivo sustentável e a geração de novos produtos a partir deste fruto típico do cerrado.

Deputado Renato Câmara é autor da lei que tornou a
guavira o fruto símbolo de Mato Grosso do Sul
Foto: Wagner Guimarães 

"Nos últimos anos, os guavirais diminuíram devido à expansão da pecuária, das lavouras e do crescimento populacional. A melhor forma de conservar o fruto é viabilizar o seu cultivo do ponto de vista econômico, para consumo próprio e para comercialização. A guavira tem um grande potencial para gerar renda a ajudar a desenvolver o turismo. O passo agora é desenvolver a sua cadeia produtiva", disse Câmara.

“A guavira é um fruto muito saboroso, de grande aceitação, rico em fibras, vitaminas e minerais, com compostos de ação antioxidante, benéficos para a saúde. É um fruto que tem grande potencial para o desenvolvimento de novos produtos, com colheita agora nos meses de novembro e dezembro”, ressalta a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Nutrição (Facfan) Raquel Campos.

Nesta edição, os temas das palestras e discussões do evento serão: Produção sustentável; Serviços ambientais; Tecnologias e Desenvolvimento de Produtos de Guavira; Comercialização e consumo consciente.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas, gratuitamente, através deste link.

“Além de falar sobre o fruto em si, o seminário é importante para conscientizar a comunidade sobre a necessidade de preservação dos biomas nos quais ela ocorre, entre eles os resquícios de Mata Atlântica, Cerrado e bordas do Pantanal”, explica Raquel.

Concurso

A programação artística contará com apresentação de vídeos de jovens pesquisadores que desenvolveram ou estejam desenvolvendo estudos relacionados à guavira no período compreendido entre 2015 e 2020. A ideia é divulgar o conhecimento gerado e os resultados de trabalhos técnicos e científicos dos pesquisadores que contribuem para a conservação, restauração e uso sustentável dessa espécie, além de incentivar novos estudos. Todas as orientações para a inscrição deverão estar de acordo com as condições dispostas no regulamento.

O Seminário Estadual da Guavira é um evento anual que ocorre com o objetivo de criar um ambiente de discussão referente as ações para fomentar as atividades relacionadas a guavira, tais como: gastronomia, turismo, cultura, pesquisa, inovação, produtos artesanais, renda para comunidades/cooperativismo, extrativismo sustentável e geração de novos produtos à base de guavira.

O evento conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), da Universidade Anhanguera/Uniderp, além da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Deixe seu Comentário

Leia Também