Comércio funciona normalmente no domingo de eleições

Além do horário de votação e liberação de funcionários para exercer o direito ao voto, os comércios que abrirão as portas tambem devem ficar atentos a novas portarias que podem surgir até o dia das Eleições

30 SET 2024Por Redação Sidrolândia08h50

No próximo domingo (6), dia das eleições, os comércios em Mato Grosso do Sul poderão funcionar normalmente, mas os empregadores devem garantir que seus funcionários tenham tempo para votar. Fernando Camilo, gerente de relações sindicais da Fecomércio MS, destacou que não há proibições para o funcionamento das lojas durante o pleito. Ele enfatizou que os empresários precisam organizar os horários de trabalho para que os colaboradores possam exercer seu direito de voto, que ocorrerá das 7h às 16h, segundo a Justiça Eleitoral.

Inês Santiago, presidente em exercício da CDL Campo Grande, ressaltou a importância do diálogo entre patrões e empregados. Ela afirmou que quem optar por abrir o comércio não enfrenta restrições, mas é fundamental que todos os funcionários tenham a oportunidade de votar e retornem ao trabalho em tempo hábil, considerando também o horário de almoço. Assim, a comunicação entre empregador e funcionário deve ser clara.

Até o momento, a Justiça Eleitoral ainda não publicou a portaria que estabelece as regras da Lei Seca para os estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas nas eleições de 2024. Por isso, é importante que os empresários fiquem atentos a possíveis atualizações sobre esse assunto. Dessa forma, é fundamental que o planejamento das lojas leve em conta não apenas o funcionamento, mas também o direito de voto dos colaboradores, assegurando uma participação democrática.

A Justiça Eleitoral também têm reforçado o fato de o horário de votação ocorrer no fuso horário de Brasília, sendo assim, no Mato Grosso do Sul a votação será aberta as 07h e encerrada as 16h no horário de MS.

Deixe seu Comentário

Leia Também