Congresso debate implantação de cidades digitais e inteligentes no MS

O 1º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes será nos dias 18 e 19 de agosto em Campo Grande.

16 AGO 2022Por JotaFM08h23

A modernização dos serviços públicos prestados pelas administrações municipais do Mato Grosso do Sul será tema tratado por prefeitos, gestores, servidores e especialistas que participam, em Campo Grande, nos dias 18 e 19 de agosto, do 1º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes.

O evento é organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (AGETEC).

É o primeiro evento presencial da RCD no Estado desde o início da pandemia. O diretor da RCD, José Marinho, lembra que momento é importante para a implantação de novas tecnologias que garantam maior eficiência da máquina pública e geração de oportunidades de crescimento social e econômico. "A pandemia acelerou a necessidade do uso de ferramentas para gestão e relacionamento com os cidadãos. Não existe mais espaço para uma administração analógica, por isso o objetivo do Fórum é proporcionar a troca de experiências e facilitar o acesso a tecnologias inovadoras que podem contribuir com a transformação digital dos municípios', ressalta.

Apoiado pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), o encontro aborda diversos temas voltados para fomentar o desenvolvimento socioeconômico através da tecnologia e inovação. Entre os convidados confirmados estão os prefeitos de Rio Brilhante, Lucas Foroni, de Aquidauana, Odilon Ribeiro, de Camapuã, Manoel Eugenio Nery, de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, e o prefeito de Dourados, Alan Guedes. Os gestores apresentam como as cidades têm investido em tecnologia para melhorar a eficiência dos serviços prestados ao cidadão.

Os municípios Sul-Mato-Grossenses também terão a oportunidade de conhecer ações de modernização de Prefeituras que são destaques no cenário nacional no investimento em tecnologia e inovação. O Congresso terá participação especial do prefeito de Anápolis (GO), Roberto Naves, do diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Criciúma (SC), Tiago Ferro Pavan, e do secretário de TI da Prefeitura de Marília (SP), Eduardo Yamamoto, e do vice-prefeito de Guaíra (PR), Gileade Gabriel Osti, juntamente com o secretário de Tecnologia e Informação do município, Anderson Barbosa Perez. 

Para a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, este é um momento de pensar no surgimento de cidades cada vez mais inteligentes, que utilizam a tecnologia de forma estratégica, visando desenvolvimento e melhoria na vida das pessoas. “Um evento com esta temática e relevância colocando Campo Grande como sede nos honra muito, pois a troca de conhecimentos sobre como planejar e implantar ações que geram economia e maior eficiência no serviço público é fundamental para nos tornarmos a cidade que queremos ser – a cidade das oportunidades”, destaca a prefeita Adriane.

“A gestão sempre deu importância para a tecnologia e assim conseguimos entregar bons produtos. Muitas ideias surgiram após eventos como esse e queremos mostrar parte do que foi realizado aqui e também conhecer o que os municípios do nosso Estado entregaram. Uma gestão eficiente compartilha e absorve conhecimentos”, completou o diretor presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), Paulo Fernando Cardoso.  

Prefeitos Inovadores - Durante o Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes, a Rede Cidade Digital também realiza a entrega do título de Prefeito Inovador 2022. Para a seleção, foram considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública como forma de melhorar na prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe e o impacto no desenvolvimento das cidades.

A relação de prefeitos selecionados será divulgada nesta quara-feira (10) no Instagram da Rede Cidade Digital (https://instagram.com/redecidadedigital)

Inscrições - A programação completa do 1.º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes pode ser conferida pelo https://www.sympla.com.br/rcd e as inscrições são gratuitas para servidores públicos, acadêmicos e entidades. O evento tem o patrocínio ouro da 1Doc, Facilit, Sigma Telecom e Furukawa; patrocínio prata do Aprova Digital, Betha Sistemas e Evolution Tecnologia; bronze da Gênesis Tecnologia e Inovação e o apoio institucional da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul). O Transamérica Campo Grande e Bristol Multy Exceler Plaza são os hotéis oficiais do evento.

Serviço:

1º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes

18 e 19 de agosto - Campo Grande

CREA - MS (Rua Sebastião Taveira, 268 - Bairro São Francisco - CEP 79010-480)

Inscrições gratuitas para servidores públicos e representantes de universidades/entidades:

https://www.sympla.com.br/rcd

Deixe seu Comentário

Leia Também