Em primeira votação, Assembleia aprova ensino de Libras na Rede Estadual

Em caso de sanção pelo governador, a inclusão da temática LIBRAS como conteúdo transversal se torna Lei em Mato Grosso do Sul.

26 MAI 2020Por Assessoria de Imprensa - Deputado Jamilson12h58

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou hoje (26/05) o Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Jamilson Name que inclui o tema Língua Brasileira de Sinais - Libras, como conteúdo transversal, nos componentes curriculares do Ensino Médio das Escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

Pela proposta, as escolas de Ensino Médio poderão incluir a temática da Libras em caráter complementar no conteúdo programático, sendo oferecido por meio de palestras e diversas atividades de comunicação e expressão em que o sistema linguístico de natureza visual e motora se torne familiar aos estudantes e comunidade escolar.

Conforme o deputado Jamilson, o Projeto de Lei tem o objetivo de popularizar as noções básicas sobre Libras para inclusão da população surda e melhorar a forma de comunicação entre as pessoas. “A medida vai proporcionar efetivamente a inclusão das pessoas que utilizam essa língua no meio escolar e também nas comunidades. Vamos transformar nossos jovens em propagadores dessa forma de comunicação e popularizar a principal ferramenta de interação com a população surda”, destaca o deputado Jamilson.

Um dos artigos do Projeto de Lei destaca que o conteúdo oferecido pelas escolas poderá ser elaborado pela Secretaria de Estado de Educação. O Projeto de Lei segue para segunda votação nos próximos dias e precisa ser aprovado para depois ser encaminhado ao Governo do Estado. Em caso de sanção pelo governador, a inclusão da temática LIBRAS como conteúdo transversal se torna Lei em Mato Grosso do Sul.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também