Infectologista Júlio Croda é o entrevistado do Programa Vida Saudável

23 AGO 2021Por Regiane Ribeiro08h48

O Programa Vida Saudável desta segunda-feira (23), da Rádio Assembleia, conversa com o infectologista, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Júlio Croda. Ele destaca, durante o bate-papo, a possibilidade de aplicação de uma dose reforço da vacina contra a Covid-19 nos idosos, imunossuprimidos e, eventualmente, nos profissionais de saúde.

Segundo o pesquisador, ainda não se tem dados concretos em relação ao tempo que deve ser aguardado entre a segunda e a terceira dose. “Alguns países como Reino Unido, Alemanha e Israel estudam a aplicação das doses extras”, explicou.

Júlio Croda coordenou um estudo internacional que mediu a efetividade da vacina Coronavac entre pessoas acima de 80 anos, em um contexto onde a maioria das infecções se dava pela variante P.1. e concluiu que, conforme a idade do paciente e o tempo aumentam, a Coronavac perde a efetividade. “Mato Grosso do Sul é um dos estados com o maior índice de aplicação da vacina, por isso a terceira dose será aplicada mais rápido. O governo defende mais uma dose do imunizante, com objetivo de prevenção”, pontuou.

O pesquisador ainda alertou que estamos em momento melhor da pandemia, mas ela não, acabou, por isso é necessário que os cuidados sejam mantidos como o distanciamento social, o uso de mascará, de álcool em gel, entre outras medidas. Para ouvir o Programa Vida Saudável da Rádio ALEMS clique aqui.

Deixe seu Comentário

Leia Também