Justiça simples, rápida e gratuita em discussão no programa Mérito da Questão

13 DEZ 2021Por Assessoria TJMS10h30

Para falar sobre essa estrutura e a rotina de demandas para conciliação, processo, julgamento e execução das chamadas pequenas causas, o programa recebe o presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais de Mato Grosso do Sul, desembargador Alexandre Bastos.

A proposta do Conselho é dar eficácia e efetividade à atuação dos juizados, já que essa instância exerce um papel primordial para que não haja o afogamento da justiça comum. "Litigar no Brasil tornou-se um signo de pretensão de ganho econômico e não, necessariamente, de reparação de um direito, de uma ofensa, de uma dor. Me preocupa muito esse cenário porque as pessoas que precisam dos Juizados Especiais concorrem com toda essa sorte de demandismo", avalia o entrevistado.

O que fazer para aumentar a capacidade de resposta da justiça? Em que Mato Grosso do Sul se diferencia? Quais causas competem a esses juizados? Quem pode demandar? Essas e outras repostas você confere no Mérito da Questão sobre os Juizados Especiais. A TV ALEMS é transmitida pelo canal 9 (Net) em Campo Grande e pelo canal 9 (via Cabo TV) em Dourados.

Deixe seu Comentário

Leia Também