Kemp pede orientação de SES para facilitar vacinação de indígenas desaldeados

15 ABR 2021Por Fernanda Kintschner11h08

O deputado Pedro Kemp (PT) usou a palavra durante sessão desta quinta-feira (15) para pedir à Secretaria Estadual de Saúde (SES) uma orientação mais clara às Secretarias Municipais de Saúde, quanto à vacinação de indígenas que não vivem em aldeias rurais ou urbanas.

Segundo o parlamentar, ele foi informado que tem cidades do interior que estão impedindo a vacinação do indígena nessa condição por não apresentar a carteirinha específica emitida pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI), mesmo os indígenas sendo do grupo prioritário de vacinação.

“Eu entrei em contato com a Funai e fiquei sabendo que ela já orienta que os próprios índios façam uma autodeclaração de próprio punho e apresente isso e os documentos pessoais para se vacinarem. Em Campo Grande temos vários índios que moram em diversos bairros que estão sendo vacinados, mas no interior estão exigindo essa carteirinha. Então que a SES oriente os municípios que apenas a autodeclaração e os documentos pessoais bastam”, explicou o deputado.

Kemp ainda aproveitou a fala para pedir à Superintendência do Banco do Brasil que reveja a decisão de fechar a agência em Bodoquena. “Isso vai prejudicar os professores e diversos funcionários públicos que recebem por lá, que vão ficar sem a única agência do município”, finalizou.

Deixe seu Comentário

Leia Também