Lucas de Lima propõe a criação do Programa Saúde Emocional a Vítimas do Covid-19 no MS

07 JUL 2021Por Dani Mendes 09h16

O deputado Lucas de Lima apresentou nesta quarta-feira (7), o projeto de lei que prevê a criação do Programa Saúde Emocional a Vítimas do Covid-19 no Estado do Mato Grosso do Sul. 

O Programa tem como objetivo oferecer apoio psicológico a familiares que vivenciam o luto pela perda de parentes, vítimas da Covid-19; Disponibilizar suporte psicológico a pessoas e familiares que sofrem com as consequência da crise econômica, desemprego, gerada pela pandemia da Covid-19. O atendimento psicológico poderá ser realizado de forma virtual ou presencial por intermédio do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial ou outros órgãos similares, a critério da Secretária de Estado de saúde.

“Vivemos há quase dois anos em período de pandemia, com muitas mortes, desemprego, sofrimentos, depressões, e ainda não se sabe quais serão os efeitos psicológicos desta pandemia a longo prazo. Vivenciamos o que nossos ancestrais testemunharam em períodos remotos da história, quando da ocorrência de outras pandemias e endemias, como cólera, peste negra, gripe espanhola, ebola. A nosso favor, atualmente temos a tecnologia e os avanços da ciência, que permitiu a criação de uma vacina em menos de um ano, no intuito de amenizar/findar as mortes. 
Entretanto não podemos simplesmente esquecer ou fingir que não ocorreram milhares de mortes. Podemos observar que mesmo após um ano e meio, ainda há um aumento avassalador de casos desta doença, atingindo indivíduos de todas as idades e classes sociais” relatou o deputado.

Deixe seu Comentário

Leia Também