Programa Vida Saudável traz relato de paciente que recebeu doação de medula óssea

03 MAI 2021Por Regiane Ribeiro08h42

Na edição do programa Vida Saudável da Rádio ALEMS, que vai ao ar nesta segunda-feira (3), você poderá acompanhar uma entrevista com o jornalista Alcindo Rocha, que precisou de um transplante de medula óssea. Durante o bate-papo, ele relata detalhadamente como descobriu que estava com a doença, até o momento em que recebeu a doação de medula do irmão compatível. Para acessar a entrevista, clique aqui.

O jornalista foi diagnosticado com leucemia em novembro de 2015, mas é preciso destacar que antes do transplante é necessário a busca pelo doador compatível com seu organismo. Em muitos casos isso demora anos, e o paciente, muitas vezes, não resiste. No entanto, Alcindo encontrou o que precisava em sua família, em um dos seus cinco irmãos.

“A maioria das pessoas não tem ideia da importância da doação de sangue e de medula óssea, principalmente para alguém com diagnóstico de câncer”, pontuou o jornalista, que enfatizou que até a realização do transplante, durante o tratamento, precisou de muitas doações do Hemosul.

Durante as internações no Hospital Regional para quimioterapia, que é a primeira fase do tratamento, ele recebeu sangue e plaquetas que são essenciais para ajudar na coagulação do sangue.

Alcindo também esclareceu na entrevista a importância de ser um doador de medula óssea. “Há muita desinformação sobre a doença ainda. É preciso conscientizar as pessoas que ser um doador é um gesto nobre, pois você estará salvando uma vida”, destacou.

Em Mato Grosso do Sul, para se ter uma ideia, além de levar sangue a pacientes hospitalizados em todo o Estado, o Hemosul também salva vidas através da coleta de medula óssea para transplante de pacientes com as mais diversas patologias relacionadas com a fabricação de células do sangue e com deficiências no sistema imunológico. São mais de 80 patologias que podem se beneficiar do transplante.

Para mais informações sobre doação de sangue e medula óssea acesse o site www.hemosul.ms.gov.br.

Deixe seu Comentário

Leia Também