Projeto prevê a garantia de auxílio financeiro à vítima de violência doméstica em MS

08 ABR 2021Por Christiane Mesquita 10h03

Apresentado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) nesta manhã (8) pelo deputado estadual Marçal Filho (PSDB), o Projeto de Lei 81/2021 garante o direito para a mulher vítima de violência doméstica receber auxílio financeiro em programa instituído pelo Poder Público Estadual.

A mulher deve então registrar boletim de ocorrência denunciando o agressor, residir em local diferente do agressor, e estar com medida protetiva decretada em seu favor, provando sua incapacidade de prover sua subsistência, e não receber outro benefício pecuniário. Também deverá passar por uma avaliação física e psicossocial.

Se a proposta receber parecer favorável à sua tramitação na Casa de Leis pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), e pelas comissões de mérito, sendo aprovada também nas votações em plenário, torna-se lei na data de sua publicação no Diário Oficial Eletrônico do Estado.

Marçal Filho justifica sua proposta. “A inclusão econômica da mulher vítima de violência doméstica é um fator primordial para promover o enfrentamento às agressões. A dependência financeira por si só já coloca a mulher em posição de submissa em relação ao homem, começando a partir daí, em regra, a violência emocional, fazendo com que a mulher se sinta incapaz de alcançar sua autonomia financeira, e sigam no relacionamento, acreditando que manter a relação com o agressor é a melhor saída”, frisou.

Deixe seu Comentário

Leia Também