Renato Câmara reivindica Hospital Santa Maria para casos de Covid-19 no Vale do Ivinhema

08 ABR 2020Por Henrique de Matos - Assessoria17h35

Representante do Vale do Ivinhema na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Renato Câmara (MDB) apresentou nesta semana importantes reivindicações ao governo do Estado, visando estruturar a rede pública de saúde para atender possíveis casos de coronavírus na região. Em indicação encaminhada ao governador Reinaldo Azambuja, o deputado requisitou a realização de estudos técnicos do prédio e a estrutura já existente do antigo Hospital Santa Maria, de Ivinhema, visando transformar o espaço em unidade referência de atendimento para os casos identificados de coronavírus nos municípios de Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Angélica, Deodápolis e Glória de Dourados.

O hospital está desativado e possui equipamentos hospitalar, necessitando apenas de algumas adequações. Para o deputado, esta medida emergencial pode ser implantada com certa facilidade para estender o atendimento para toda a microregião. Conforme o deputado, o Estado tem tomado medidas estratégicas para estruturar a rede hospitalar para receber os casos de coronavírus, dentre elas, aumentar o número de leitos para atendimento médico da população.

Em alguns municípios, o governo tem destinado espaços específicos para atender os casos da doença, como forma de dificultar a transmissão da doença (evitando o contato das pessoas que buscam os hospitais apresentando os sintomas da Covid-19 com os pacientes com outras enfermidades) e para não sobrecarregar as unidades referência para atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde). Em Dourados, por exemplo, o Estado atendeu ao pedido de Renato Câmara e vai transformar o Hospital Regional de Cirurgias em unidade exclusiva para receber os casos de coronavírus.

Conforme Renato Câmara, no caso do Vale do Ivinhema, é de suma importância que a região também possa contar com um espaço específico para receber exclusivamente os pacientes que apresentarem os sintomas do coronavírus, oferecendo atendimento médico especializado e a realização de exames. Com a destinação do espaço exclusivo para os possíveis casos de Covid-19, o Hospital Municipal de Ivinhema poderia manter seu ritmo normal de atendimento, sem sofrer o risco de sobrelotação e nem de expor os demais pacientes ao risco de contaminação com a doença.

“É importante estruturar também as microrregiões para o enfrentamento desta pandemia. No caso do Vale do Ivinhema, o prédio do antigo Hospital Santa Maria poderia ser adaptado, transformando os centros cirúrgicos e outros espaços específicos adequados em UTI’s, para o atendimento médico específico e realização de exames. Essa medida diminuiria o risco de contaminação por contato dos demais pacientes que não guardam relação com o coronavírus e que continuariam sendo atendidos no Hospital Municipal de Ivinhema, além de evitar a transferência dos casos suspeitos de coronavírus da região para outros municípios, como Dourados”, finalizou Renato Câmara.

Deixe seu Comentário

Leia Também