Professores municipais recebem formação em empreendedorismo

Por meio do programa Cidade Empreendedora, educadores do município tiveram primeiro contato com a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos.

28 JUL 2022Por ASN Sebrae06h33

Para despertar nos estudantes do Ensino Fundamental a capacidade de inovar e transformar ideias em algo de valor para a sociedade, a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) será aplicada, pela primeira vez, por meio do programa cidade Empreendedora, na Rede Municipal de Ensino de Selvíria.

A iniciativa integra o eixo Educação do programa, que é executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal e, por meio dela, os professores são capacitados para que o tema empreendedorismo seja trabalhado em sala de aula.

Nesta semana foi realizado o primeiro passo dessa formação, quando os professores e corpo técnico participaram de uma palestra de sensibilização. De acordo com a gestora estadual do programa de Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, o encontro veio para explicar como funciona a metodologia.

“A palestra marca o início das atividades do eixo de Educação dentro do programa Cidade Empreendedora e é muito importante, pois, por meio dessa sensibilização, apresentamos aos professores e às equipes pedagógicas das escolas como o JEPP pode ser aplicado em sala de aula. Após essa palestra, os professores serão capacitados por meio de um curso para que possam começar a aplicar a metodologia com os estudantes a partir do segundo semestre deste ano”, pontuou a gestora.

Segundo a secretária municipal de Educação, Lucivania Chaves, a aplicação da metodologia irá transformar a vida dos alunos. “Acredito que vai fazer a diferença, levando esses estudantes a despertarem para uma nova perspectiva empreendedora, conseguindo obter oportunidades com que eles têm em mãos. Além de fomentar o desenvolvimento econômico entre as crianças.”, declarou a secretária.

Já segundo a professora Elisangela dos Santos, que atua no primeiro ano Fundamental I, o programa será de grande incentivo às crianças, além de trazer melhorias não só no desenvolvimento delas em âmbito escolar, mas também na vida pessoal. “Irá aprimorar e fomentar as ideias deles, para ir em busca de seus sonhos e ideais, desde sempre”, afirmou a professora.

 Sobre o JEPP

Para que a metodologia do JEPP seja aplicada em sala de aula, o Sebrae/MS capacita os docentes e possibilita que o tema empreendedorismo seja trabalhado com estudantes do 1º ao 9º do Ensino Fundamental. Com cada turma, o empreendedorismo é abordado de uma forma diferente de acordo com a faixa etária das crianças.

Por meio dessa abordagem, são desenvolvidos diversos produtos pelos alunos, sob a supervisão e orientação dos professores, tendo como base a cultura do empreendedorismo. Ao final da iniciativa no ano letivo, são realizadas as Feirinhas do JEPP – eventos abertos para a comunidade que mostram o resultado do trabalho feito por todas as turmas.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser acessadas pelo número 0800 570 0800.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também