O início da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza em Sidrolândia será na quarta-feira (22/04). A informação é da Secretaria Municipal de Saúde, conforme anúncio feito durante entrevista ao vivo no Jornal Ronda da Cidade da Rádio Pindorama Jota FM na sexta-feira (17) pelo secretário Nélio Saraiva Paim Filho e pela coordenadora de Vigilância Epidemiológica Viviane Mitani.
A primeira etapa foi destinada aos idosos e trabalhadores da Saúde, e nesta segunda, a campanha atenderá os profissionais de segurança, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, detentos, adolescentes infratores (12 a 21 anos), caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo (com CNH Categorias C, D e E), portuários e população indígena. Todos deverão procurar as Unidades de Saúde onde são cadastrados, a partir da quarta-feira, para serem imunizados.
O Ministério da Saúde transferiu para a terceira etapa, a partir de 9 de maio, a vacinação para os professores.
Baixo comparecimento dos trabalhadores da Saúde
A primeira etapa foi encerrada no dia 16, quinta-feira, onde a Secretaria Municipal de Saúde apresentou os números relacionados à meta alcançada no município para o público-alvo.
Entre a população idosa, foram vacinadas 3.639 pessoas (98,17%). Mesmo com a meta alcançada, as Unidades de Saúde permanecerão à disposição dos idosos que ainda não receberam a vacina. Este número subirá também em razão da ida da equipe nos próximos dias aos Assentamentos Barra Nova e Eldorado para atendimento aos idosos dessas localidades.
A surpresa, preocupante, até aqui, são os trabalhadores de Saúde, já que até a quinta-feira, foram vacinados 405 profissionais (54,44%), bem abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde em Sidrolândia. Estes também devem procurar os postos para vacinação no decorrer desta semana.
Em 2020 a Influenza já matou mais que a COVID-19 em MS
Boletim da Influenza divulgado na sexta-feira (17) pela Secretaria de Estado de Saúde, revela que Mato Grosso do Sul tem 832 notificações da doença, cujos casos passam por exames e posterior divulgação do resultado pelo Laboratório Central (LACEN) para se diagnosticar ou não. Já são 28 casos confirmados no Estado, sendo 2 em Sidrolândia.
O fator mais preocupante está relacionado ao número de óbitos neste ano por causa da Influenza. Oito pessoas já morreram, 4 delas em Campo Grande, 2 em, Corumbá, 1 em Coxim e 1 em Ponta Porã.

POLÍCIA Adolescente de 15 anos é morto a tiros em área de terra em Sidrolândia
Operação Trama Oculta Prefeito de Sidrolândia exonera secretário após operação do Gaeco
FRAUDES Empresários combinavam preços de uniformes para fraudar licitações
Operação policial Gaeco cumpre mandados em Sidrolândia e apreende arma durante nova operação