Do sonho à realidade: Sidrolândia terá Polo Presencial e EaD da Uems em 2022

Audiência Pública realizada na quarta-feira (21/10) sacramentou o projeto, para a implantação de cursos presenciais e à distância. Confira imagens!

21 OUT 2021Por Mauro Silva08h17

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) implantará cursos presenciais e de Ensino à Distância (EAD) a partir do próximo ano em Sidrolândia. A confirmação da realização deste, que é um desejo antigo da população, ocorreu durante a Audiência Pública que tratou do assunto, na noite da quinta-feira (20/10), no plenário da Câmara Municipal.

Caberá à Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (Seme), oficializar a parceria com a instituição, e o papel de conduzir a tramitação burocrática que começa pela formação de uma comissão e dos estudos que serão apresentados à Uems, que por sua vez, após avaliação técnica, retornará a Sidrolândia para apresentar quais os cursos possíveis para o início do funcionamento do Polo Presencial na cidade.

É possível que a estrutura educacional comece a funcionar já no primeiro semestre de 2022, através de cursos em EAD e mesmo os de pós graduação.

Os cursos presenciais, que demandam uma tramitação mais criteriosa, estão previstos para iniciar no segundo semestre do próximo ano.

Gerson Claro, Vanda Camilo e Beto Pereira garantem a Uems em Sidrolândia

A confirmação da implantação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, em Sidrolândia, se deve aos esforços do deputado estadual Gerson Claro (PP), que no primeiro semestre de 2020, em entrevista à Rádio Pindorama Jota FM, já declarava à população que fazia contatos com gestores da instituição com este propósito.

Com a eleição de Vanda Camilo, o deputado encontrou na prefeita, a parceira importante, que abriu as portas da Administração Municipal para o estabelecimento da parceria. E o deputado federal Beto Pereira (PSDB), amigo e companheiro político de Gerson, com notória capacidade de articulação e trânsito junto às instituições, foi fundamental para selar a união de esforços visando a realização deste sonho da população sidrolandense.

Em seguida, aderiram firmemente ao projeto, os vereadores, liderados pela presidente Juscinei Claro Dino.

População responde positivamente à Audiência Pública

A prova de que o cidadão sidrolandense quer a Uems instalada no município, foi o maciço comparecimento ao plenário da Câmara Municipal, durante a Audiência Pública.

Alunos do Ensino Médio, acadêmicos, profissionais da Educação, representantes de instituições, servidores públicos e secretários municipais, lotaram o espaço e acompanharam atentamente às explanações.

Autoridades prestigiaram o evento, e declararam apoio à vinda da conceituada universidade pública, entre as quais, prefeita Vanda Camilo, deputado estadual Gerson Claro, deputado federal Beto Pereira, deputado estadual Renato Câmara, vice-prefeita Rosi Fiúza, presidente da Câmara Municipal Juscinei Claro Dino e vereadores, juiz de Direito da Comarca Dr. Fernando Moreira Freitas da Silva, secretária Municipal de Educação Maristela Santos Stefanello.

O professor doutor Laércio Alves, reitor da Uems, falou em nome da instituição, se revelou surpreso com a tamanha presença da população e de autoridades, e confirmou que a universidade irá se instalar em Sidrolândia, e que os trâmites necessários devem ser realizados, para que isto se confirme, restando ao Poder Público Municipal acelerar o papel que lhe cabe, para que o anúncio tão aguardado, seja dado o quanto antes.

Confira imagens

Deixe seu Comentário

Leia Também