Em Sidrolândia, 441 idosos já receberam a segunda dose da vacina CoronaVac

As aplicações iniciaram ontem (13), no Drive-Thru ao lado da UPA e no ESF Jandaia.

14 ABR 2021Por Suélen Duarte , Assessoria de Comunicação da Prefeitura11h12

Na terça-feira (13/04), em Sidrolândia, a Secretaria Municipal de Saúde de Sidrolândia iniciou a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac contra a covid-19. No total, foram imunizados 441 idosos.

As aplicações ocorreram, pela manhã, no Drive-Thru ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Estratégia Saúde Familiar (ESF) Jandaia.

A coordenadora de Imunização e enfermeira Alana Furtado Hefler esclareceu que os idosos que foram imunizados ontem (13), receberam a primeira dose no dia 20 de março. De acordo com ela, a segunda dose deve ser aplicada no período entre 21 a 28 dias após a primeira aplicação e deve ser utilizado o mesmo imunizante aplicado na primeira dose.

Maria Mesquita, 69, moradora do assentamento Eldorado II, afirmou que toda família contraiu coronavírus, mas que todos já estão bem. "Esperamos a vacina com muita ansiedade. A equipe da Saúde está de parabéns, a primeira dose foi aplicada lá no assentamento, então, eu acho o atendimento espetacular", revelou.

Já para Argildo Pereira, 70, que também é morador assentamento Eldorado II, a espera da vacina foi tranquila. "Esperei tranquilo, não doeu, agora vamos ver os resultados daqui pra frente". Na família de Argildo, apenas uma sobrinha contraiu o vírus.

Outra idosa que tomou a segunda dose foi a Anatália Amarilia, 69, moradora do bairro São Bento. Ela disse que tinha medo de tomar a vacina, mas que o sentimento agora é de felicidade por ter sido vacinada.

Vacinação agora a partir dos 60 anos, com prioridade para comorbidades graves

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a campanha de vacinação contra a Covid-19 passa a ser para a faixa etária acima dos 60 anos, mas que os pacientes com comorbidades graves, a partir dessa idade, serão prioridade.

Sidrolândia recebeu no sábado (10/04), mais 200 doses da AstraZeneca. Na segunda-feira (12), as doses foram distribuídas nas Unidades de Saúde, que realizarão a primeira dose a idosos a partir dos 60 anos.

Cada posto de saúde aplicará essa vacina nos primeiros que comparecerem e agendará a imunização das pessoas, em caso de se esgotar o lote com as 200 doses. Dessa maneira, com o intuito de evitar aglomerações, será feito o contato por telefone para os agendados, para que compareçam na data e horário combinados a fim de buscarem a primeira dose.

Quais são as comorbidades graves para fins de vacinação?

- Pacientes com doenças imunossuprimidas;

- Oncológicos com doença ativa em tratamento;

- Transplantados de órgão sólido ou de medula óssea e renais crônicos;

- Pneumopatias crônicas graves;

- Pacientes com doenças cardiovasculares crônicas, que tenham sido submetidos a procedimentos operatórios;

- Doença cerebrovascular;

- Obesidade mórbida;

- Diabéticos e hipertensos, somente se for descompensada (sendo necessária a apresentação do cartão de acompanhamento para comprovar, ou laudo médico ou a enfermeira da Unidade de Saúde);

- Cirrose hepática.

Para todos esses casos de comorbidades graves, a orientação é para que seja consultada a Unidade de Saúde onde o paciente é cadastrado para verificação da disponibilidade da vacina.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também