Uma empresária de 37 anos sofreu um prejuízo de R$ 105.668,68 na tarde desta quinta-feira (1º) ao cair em um golpe. A vítima, residente em Sidrolândia, acreditou estar conversando com sua sócia por meio de um aplicativo de mensagens. O caso foi registrado na delegacia local.
De acordo com a polícia, a empresária recebeu um código por mensagem, que foi solicitado pelo golpista que se passava por sua sócia. O criminoso alegou que o código seria necessário para resgatar pontos de um cartão de crédito. Com o código, o golpista teve acesso ao aplicativo bancário da vítima e realizou um empréstimo na conta jurídica da empresa. Em seguida, efetuou diversas transferências via Pix. A empresária percebeu o golpe quando recebeu um alerta do banco. Apesar de ter solicitado imediatamente o bloqueio da conta e das transações, já havia perdido R$ 105.668,68. A polícia está investigando o caso, que foi registrado como estelionato.
Alguns cuidados podem ajudar a evitar golpes deste tipo: Sempre confirme a identidade da pessoa com quem está falando por meio de uma ligação ou vídeo chamada; desconfie de solicitações incomuns, fique atento a pedidos de informações sensíveis ou códigos de segurança; nunca envie códigos de verificação ou senhas por mensagem; mantenha seus aplicativos bancários e de mensagens atualizados; ative a autenticação de dois fatores em suas contas; a verifique regularmente suas contas bancárias e transações financeiras para detectar qualquer atividade suspeita rapidamente.